CULTURA

Festival de Cinema Infantil começa dia 26 em Natal

Único festival de cinema dedicado ao público infantojuvenil com abrangência nacional, o 16º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil será realizado em Natal de 26 de outubro a 4 de novembro e vai apresentar cerca de 100 produções de um número recorde de países: 26 no total. As sessões serão no Cinemark, Midway Mall.

Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o FICI comemora recorde de inscrições de filmes brasileiros para o 11º Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Foram 170 produções, que passaram pela seleção do comitê formado por Bruna Brasil, Luciano Vidigal e Zé Brandão. Os finalistas serão exibidos em três mostras: Histórias Animadas (11 filmes), Histórias Curtas (6 filmes) e Mostra Teen (6 filmes), e concorrerão a mais de R$ 70 mil em prêmios. Este ano, todos os filmes finalistas na categoria animação são dirigidos por mulheres.

São Paulo foi a primeira cidade a receber o evento, entre 21 e 30 de setembro, no Cinemark Eldorado e no CineSesc Augusta. Depois, o festival segue para o Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e Aracaju (SE), de 19 a 28 de outubro. Em Natal (RN) e Salvador (BA) as datas são iguais, entre o dias 26 de outubro e 4 de novembro. Além do público geral, mais de 35 mil alunos da rede pública serão impactados pelo festival, através do projeto “A Tela Na Sala de Aula”. A expectativa total de público desta edição é de 75 mil pessoas.

O FICI – que desde a primeira edição reuniu mais de 1,6 milhão de crianças e já exibiu mais de 950 filmes, de 36 países – exibirá em 2018 filmes dos mais diversos gêneros, formatos e temáticas, que compõem um rico panorama da cinematografia mundial.

A programação concentra mais que o triplo dos lançamentos infantojuvenis no Brasil e muitos dos filmes são inéditos, apresentados exclusivamente no festival. São exemplos o longa chinês de animação Aventuras dos Brinquedos (Toys and Pets Adventures – Tea Pets), dirigido por Gary Wang.

Outro grande destaque desta edição é a pré-estreia nacional do aguardado longa brasileiro Tito e os Pássaros, dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, que foi destaque no festival francês de Annecy, em junho, e venceu o Anima Mundi, em agosto, na categoria Melhor Longa-Metragem Infantil. Também inédito no Brasil, a superprodução americana Pé Pequeno, de Karey Kirkpatrick, terá sua première no festival.

O FICI reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias exclusivas com participações dos diretores, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das tradicionais sessões “O Pequeno Jornalista” e “O Pequeno Cientista”.

O FICI também propõe reflexões sobre como as produções audiovisuais destinadas às crianças moldam experiências e influenciam seu desenvolvimento, durante o Fórum Pensar a Infância, que pela 10ª vez é parte do calendário oficial do festival. Com temas relevantes ao mercado audiovisual infantil, o Fórum reunirá especialistas e autoridades do setor em um evento aberto ao público, com entrada franca.

O FICI terá ainda as sessões de curtas-metragens Anima Mundi para Crianças, Pequenos que nem você, 8X animação e curtas suíços, em parceria com o FIFF – Festival Internacional de Films de Fribourg.

Acessibilidade

Pelo segundo ano consecutivo, o festival apresentará a Sessão Acessibilidade. Nela é exibido um filme com audiodescrição, legenda descritiva e Libras, que este ano será O Touro Ferdinando (+4 anos), do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar™ de melhor longa-metragem de animação em 2018.

Além disso, o festival vai inaugurar o seu Prêmio Acessibilidade, em parceria com a ETC Filmes, empresa que cederá três pacotes de audiodescrição, Libras e legenda descritiva aos curtas-metragens brasileiros vencedores do FICI 2018.

O FICI tem patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, BRDE, ANCINE e FSA e do Cinemark, apoio institucional do Sesc São Paulo e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, TV Escola, Naymar / CiaRio, ETC Filmes, DOT Cine, Mistika e TV Escola.

Veja a programação:

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *