CULTURA

Fórum Potiguar de Cultura debate criação de Conselho em governador Dix-Sept Rosado

O município de Governador Dix-Sept Rosado é a próxima parada do Fórum Potiguar de Cultura, que acontece em 1º de maio, das 8h às 17h30, na Câmara Municipal. Essa é a quarta edição e consolida o fluxo de interiorização do grupo.

A participação de produtores, artistas, gestores, arte-educadores e os mais diversos agentes e atores culturais do estado é aberta, gratuita e fundamental para a realização e êxito de ações coletivas e autogestionárias. Inscrições para participar aqui

A pauta principal da reunião segue sendo o debate sobre o Sistema de Financiamento à Cultura, dessa vez com três focos: implementação do Fundo Estadual de Cultura; uso e melhorias na Lei de Incentivo Câmara Cascudo e a criação de um Conselho Estadual de Políticas Culturais.

A mesa de abertura terá como tema “Cultura, Financiamento e Mercado”, com os convidados Geraldo Maia (representante do Pro-Fórum) e Haroldo Maranhão (Secretário de Cultura de Parnamirim). À tarde o tema será voltado para a participação social, com uma fala introdutória de Tereza Oliveira, assistente social do Centro de Atenção Psicossocial II e professora do curso de Serviço Social da Unifacex.

Uma comissão do Fórum Potiguar de Cultura também apresentará uma proposta de projeto de lei para instituição do Conselho Estadual de Políticas Culturais.

Membro da Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura, a produtora cultural Tatiane Fernandes destaca a importância da criação do Conselho:

“A criação do conselho é um pilar estruturante dentro do Sistema Estadual de Cultura e um avanço para o setor, uma vez que um Conselho atuante tem a função de ser interlocutor entre sociedade civil e gestão executiva. É um órgão tutor do orçamento, norteador para a tomada de decisões e diretrizes. Neste sentido a atuação do conselho pode garantir o cumprimento dos marcos legais do segmento. No caso da Cultura, Lei do Fundo Estadual da Cultura, Lei Câmara Cascudo, Lei do Livro e Leitura, Lei do Reconhecimento do Patrimônio Vivo, que garante obras visuais em prédios públicos e privados”, explica.

Fórum

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que tem se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.

A atuação do Fórum tem sido através de promoção de encontros e espaço de diálogos. Em 2012, através da realização do primeiro Encontro Potiguar de Cultura gerou a “Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar”. Em 2014, realizou um debate entre os candidatos ao governo estadual e tomou a iniciativa de indicar ao eleito uma lista tríplice com nomes para a gestão da área. Também foi responsável pela realização do terceiro, quarto e quinto Encontro Potiguar de Cultura, em 2016, 2018 e fevereiro de 2019, nos quais foi gerada uma proposta para o Sistema de Financiamento Cultural, que vem sendo discutido desde então.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *