Fórum Vila em Movimento denuncia falta de materiais básicos em UBS da Vila de Ponta Negra
Natal, RN 29 de mar 2024

Fórum Vila em Movimento denuncia falta de materiais básicos em UBS da Vila de Ponta Negra

25 de junho de 2020
Fórum Vila em Movimento denuncia falta de materiais básicos em UBS da Vila de Ponta Negra

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Fórum Vila em Movimento, rede cidadã de articulação e mobilização social da Vila de Ponta Negra, em Natal, denunciou, em nota, a situação da Unidade Básica de Saúde da Vila, que atende diariamente a população da localidade em situação de vulnerabilidade social. De acordo com relatos colhidos pelo Fórum junto à profissionais da saúde da UBS, faltam materiais básicos no dia a dia da unidade, como papel higiênico, sabonete líquido e água sanitária.

Segundo informações de moradores, dois profissionais da UBS Vila de Ponta Negra testaram positivo para o Coronavírus e apenas um funcionário ASG é que faz a limpeza de toda a unidade. Além disso, a unidade tem salas interditadas por infiltrações e mofo, que também causa desconforto respiratório aos profissionais.

O Fórum Vila em Movimento relata o avanço do número de casos suspeitos e confirmados na comunidade, de março ao início de junho 419 pessoas foram atendidas pela UBS com sintomas do coronavírus. Destes, apenas 52 fizeram o teste, resultando em 22 casos positivos e 2 óbitos.

"É extremamente importante proteger a saúde dos profissionais que cuidam dos doentes, que precisam de condições de trabalho adequadas e disponibilização de testes. A situação é de violação de direitos contra esses profissionais da UBS de Ponta Negra, reivindicamos respeito e o cumprimento dos protocolos de segurança da OMS, Ministério da Saúde e Sesap, para garantir a proteção desses profissionais e dos usuários da unidade", diz um trecho da nota.

Segundo comunicou a direção da UBS ao Fórum Vila em Movimento, faltam ainda itens como papel toalha, desinfetante, papel ofício e copos descartáveis. A direção afirma que, caso os problemas estruturais e funcionais da unidade não sejam resolvidos, o atendimento será paralisado.

“Considerando todas as questões descritas, informamos que, pensando na proteção dos profissionais de saúde e dos nossos usuários, estamos na iminência de paralisarmos nossas atividades até que sejam efetivados os devidos encaminhamentos. Entre eles, solicitamos, de imediato, os materiais de limpeza necessários para o funcionamento da Unidade, as ações de testagem de todos os profissionais de saúde, descontaminação da unidade de saúde, semanalmente, e o recrutamento de profissional médico, técnico de enfermagem e ASG”, relata a direção da unidade de saúde da Vila de Ponta Negra.

De acordo com a plataforma Coronavírus RN, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS), o bairro de Ponta Negra tem 3,57% dos casos confirmados de Covid-19 em Natal. Além disso, 2,75% dos óbitos da capital foram registrados no bairro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.