Fura-filas da vacina no RN serão processados por crime e improbidade administrativa, diz MPRN
Natal, RN 29 de mar 2024

Fura-filas da vacina no RN serão processados por crime e improbidade administrativa, diz MPRN

28 de janeiro de 2021
Fura-filas da vacina no RN serão processados por crime e improbidade administrativa, diz MPRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Aqueles que não respeitarem a fila da vacinação e tomarem a primeira dose do imunizante contra covid-19 sem fazer parte de nenhum dos grupos considerados prioritários deverão ser processados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Mais de 300 denúncias foram registradas até esta quarta-feira (28) e o MPRN informou que as informações prestadas pela população estão sendo analisadas individualmente para se investigar se houve crime ou ato de improbidade.

De acordo com a instituição, serão tomadas todas as medidas judiciais e extrajudiciais possíveis para coibir ou, no caso de já ter sido cometida alguma fraude, responsabilizar os agentes públicos envolvidos e os beneficiários.

O procurador-geral de Justiça, Eudo Leite declarou que o MPRN está atento e “não medirá esforços” para coibir abusos e fraudes no processo de vacinação contra a covid-19 no estado.

“As promotorias de justiça da saúde em todo o RN estão expedindo recomendações e acompanhando a atuação das secretarias municipais de saúde, fizemos inspeções surpresa em pontos de vacinação e ainda faremos outras, solicitamos e tivemos garantido o acesso às listas de vacinados e estamos, através da PGJ e do CAOP Saúde, diuturnamente em contato com as autoridades estaduais e municipais, de modo a assegurar a distribuição e a regular aplicação dessas vacinas”, informou Eudo Leite.

Com a escassez de doses da vacina, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) estabeleceu que a primeira etapa da vacinação no Estado contempla apenas profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate ao coronavírus e ainda idosos residentes em instituições de longa permanência.

Alguns planos municipais autorizam a vacinação de outros grupos de pessoas que estejam na primeira fase, como outros profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, o que está sendo observado de forma individualizada pelo MPRN.

O MPRN disponibiliza o Disque Denúncia 127 para o recebimento de informações sobre crimes em geral. A ligação é gratuita e a identidade da fonte é preservada.

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por meio do WhatsApp pelo número (84) 98863-4585 ou pelo e-mail [email protected]. São aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Os cidadãos podem prestar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.