TRANSPARÊNCIA

Governadora Fátima Bezerra ordena compra de insumos e equipamentos para garantir vacinação contra covid-19 no RN

Em sua conta no twitter, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, determinou a compra de insumos e equipamentos pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) para que o estado se prepare para receber, armazenar e começar o processo de vacinação contra covid-19. A Governadora também defendeu a inclusão dos profissionais da educação na vacinação prioritária, além dos demais grupos de risco.

Por orientação da governadora, estamos em fase de tramitação para aquisição de insumos e equipamentos necessários para o armazenamento e distribuição de imunobiológicos de forma segura”, adianta a Secretária Adjunta de Estado da Saúde Pública, Maura Sobreira.

O Fórum dos Governadores, do qual o RN faz parte, já solicitou audiência com o Ministério da Saúde, o que deve ocorrer na próxima semana.

“Repito, é urgente. Esperamos que a audiência indicada para a próxima semana se realize, pois isso não pode ser postergado dada a relevância do tema. Faremos o que for preciso para que a população seja imunizada”, enfatizou Fátima Bezerra.

 

imagem: reprodução redes sociais

Por causa do aumento de casos de covid-19 tanto no Brasil, quanto nos demais países, existe uma preocupação de que uma corrida pela vacina e insumos necessários para vacinação, como as seringas, entrem em falta e atrasem o processo de imunização da população de alguns países. Durante o encontro, o Ministério da Saúde será cobrado para que defina a implementação do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e do planejamento estratégico que defina as ações a serem desenvolvidas pelo Governo Federal, como pelos governos estaduais e municipais.

Até o sábado (5), o RN tinha 97.581 casos confirmados e 2.725 óbitos por covid-19. O estado tem, ainda, 46.058 casos suspeitos, 410 óbitos sob investigação e 65.989 casos registrados de Síndrome Gripal Não Especificada, que são casos suspeitos para os quais não foi possível fazer a confirmação através de exames laboratoriais.

Em todo o Rio Grande do Norte, 345 pacientes estavam internados até o último sábado, o que elevou a taxa de ocupação dos leitos críticos (intensivos e semi-intensivos) para 63,7% e 71% na rede privada. Natal tem 30.066 casos confirmados e 1.117 mortes por covid-19.

Maura Sobreira, Secretária Adjunta de Estado da Saúde Pública

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo