Governadores rejeitam tentativa de Bolsonaro de usar recursos do Fundeb em programa de transferência de renda
Natal, RN 16 de abr 2024

Governadores rejeitam tentativa de Bolsonaro de usar recursos do Fundeb em programa de transferência de renda

21 de julho de 2020
Governadores rejeitam tentativa de Bolsonaro de usar recursos do Fundeb em programa de transferência de renda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Câmara dos Deputados começa a votar nesta terça-feira (21) a proposta do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fórum Nacional de Governadores divulgou uma nota em defesa da aprovação da proposta relatada pela deputada federal professora Dorinha Seabra (DEM/TO), que aumenta a participação da União para 20% e torna o Fundeb uma política permanente.

O Governo Federal ainda tenta mudar o texto e incluir que uma fatia da participação da União no financiamento do Fundo seja  transferido para o Renda Brasil – programa de transferência de renda federal, que substituirá o Bolsa Família.

Representante do Fórum dos Governadores do Brasil, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) criticou a proposta do Governo Federal de usar parte dos recursos para o programa Renda Brasil. Em nota, a chefe do Executivo potiguar declarou que caso seja a ideia do Governo Bolsonaro avance  haverá um colapso na educação do país.

“É totalmente inconcebível a contraproposta do governo federal e levar isso adiante é o mesmo que provocar um verdadeiro colapso, um apagão na Educação Básica Brasileira”, pontuou a governadora.

Vinte governadores assinaram a nota e destacaram que o fundo garante a redução de desigualdades educacionais. Para os chefes dos Executivos estaduais, além de ter um patamar mínimo de investimento por aluno em todo o país, o Fundeb é responsável pela concretização da cooperação interfederativa em matéria educacional.

Com o término de vigência no fim do ano, o Fórum dos Governadores defende a aprovação de uma PEC que o torne permanente, eleve a participação da União no financiamento da educação básica e dialogue com as metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação.

“O mínimo que esperamos agora é coerência e atitude do Congresso Nacional para que o relatório da deputada Professora Dorinha seja aprovado imediatamente”, esclareceu Fátima Bezerra.

A PEC 15/2015, consideram os governadores, deriva de um amplo e democrático processo de discussão e sintetiza formulações de diversos setores da sociedade, além de permitir aos entes federativos avançar nos aspectos fundamentais da matéria: acesso, qualidade e valorização dos profissionais de educação.

Para a governadora, o momento é crítico e, por isso, é hora de conclamar governadores, demais gestores, professores, estudantes e sociedade em geral para cobrar a aprovação da PEC 015/15 que é resultado de um extenso diálogo com a sociedade.

“A PEC propõe o essencial: Fundeb permanente e maior participação da União no financiamento da Educação Básica”, reforçou.

Fórum dos Governadores divulgam nota em apoio a aprovação do novo Fundeb
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.