DEMOCRACIA

Governo autoriza reabertura de nova fase do comércio no RN com taxa de ocupação de UTIs ainda acima de 80%

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou por decreto nesta quarta-feira (15) a continuidade da retomada das atividades econômicas do Estado. A taxa de leitos críticos (UTI e semi-intensiva) é de 82,47%, de acordo com a plataforma RegulaRN, percentual acima do estipulado pelo próprio Governo para reiniciar a abertura. Ainda há seis pacientes na fila por um leito de UTI aguardando transferência para um dos 38 críticos disponíveis no Estado.

Haverá a liberação da fração 2 da fase 1, bem como a antecipação da fração 1 da fase dois, que prevê a reabertura de academias de ginásticas, entre outros estabelecimentos. A medida se baseia na queda dos últimos dias da taxa de ocupação de leitos.

Com abertura de novos leitos prevista para esta quarta-feira, o Governo espera que o número sofra mais redução, atendendo ao critério estabelecido pelo comitê cientifico local, de ocupação inferior a 80%.

Serão atendidos pelo decreto na fração 2 da primeira fase as atividades os serviços de alimentação de até 300m2 (restaurantes e food parks), estabelecimentos com até 600m2 e com “porta para a rua”, dos seguintes ramos: comércio de móveis, eletrodomésticos e colchões, lojas de departamento e magazines não localizados dentro de shopping centers ou centros comerciais, agências de turismo, comércio de calçados, comércio de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca, comércio de instrumentos musicais e acessórios; de equipamentos de áudio e vídeo, de eletrônicos/informática, de equipamentos de telefonia e comunicação, joalherias, relojoarias, bijuterias, souvenires e artesanatos, comércio de cosméticos e perfumaria, comércio de plantas e flores e comércio de artigos usados.

As academias de ginásticas, box de crossfit e estúdio de pilates também estão liberadas, desde que não utilizem ar-condicionado. A abertura dessas atividades é resultado da antecipação da 2ª fração da fase 2 do plano.

A governadora Fátima Bezerra declarou, por meio de rede social, informações para a continuidade da retomada ter êxito.

“Os serviços de alimentação autorizados a funcionar a partir da fração 2 da fase 1 devem seguir um protocolo geral para funcionamento”, declarou a chefe do poder Executivo estadual.

Dentre os protocolos definidos, são listados: meios de higienização aos clientes, a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas, limitação de quatro pessoas por mesa, além de garantir o uso de máscaras no estabelecimento, somente permitido a retirada no ato da refeição.

Mais informações sobre a liberação comercial serão fornecida pelo Governo do Estado ainda nesta quarta-feira durante coletiva de imprensa, prevista para ocorrer às 11h30.

Números atualizados

No mais recente boletim epidemiológico divulgado na noite de terça-feira (14) pela secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte tem 40.455 casos confirmados, 54.229 suspeitos e registra 1449 óbitos. Foram descartados 63.156 casos e 3.258 pessoas já estão recuperadas. As informações são públicas e podem ser consultadas no boletim publicado no site da Sesap.

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *