CULTURA

Governo beneficia 140 mil estudantes no RN com compras de livros na FliQ 2019

Anúncios

O Governo do Estado investiu R$ 530 mil do programa RN Literário para a compra de livros na 9ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que teve início nesta quinta-feira (12), na Multifeira Brasil mostra Brasil. Mais de 330 unidades educacionais e 140 mil estudantes do Estado serão beneficiados com a aquisição dos livros.

Na abertura da FliQ, a governadora Fátima Bezerra destacou o compromisso do Governo em promover ações de incentivo à leitura, educação e cultura. “Guardo na minha biografia de professora e parlamentar, ter sido autora do projeto que instituiu o primeiro marco regulatório no país que é a Política Nacional da Leitura e da Escrita. E mesmo diante da atual situação de dificuldade financeira, não mediremos esforços para através da Fundação José Augusto e da secretaria de Educação e Cultura, tornar o Rio Grande do Norte um Estado de leitores”, disse.

Os produtos adquiridos na FliQ beneficiarão cerca de 140 mil estudantes, que terão os acervos de suas bibliotecas renovados. Nesta ação, o RN Literário contempla unidades educacionais nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz e João Câmara.

“No Rio Grande do Norte apenas em Natal e Mossoró possuem livrarias, nós vamos continuar lutando para mudar esta realidade. Pois acreditamos que o livro e a leitura sejam exemplos de cidadania cultural que tem hoje um Governo inclusivo e cidadão, de cunho democrático e popular”, frisou o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.

Anúncios

Ao todo, o RN Literário destinou R$ 850 mil para as feiras do livro de Natal e Mossoró e uma das principais características do programa é o incentivo e valorização à produção de obras potiguares, visto que 40% das compras devem ser de títulos escritos por autores locais.

“Valorizar a prata da terra, os nossos artistas e as editoras locais. Estamos trabalhando para que em breve tenhamos o Plano Estadual do Livro e da Leitura, para que possamos avançar cada vez mais diante do papel fundamental da leitura e da literatura para potencializar a educação e a arte. É nosso dever enquanto Governo promover ações e políticas públicas que venham democratizar o acesso do livro às crianças”, acrescentou Fátima Bezerra.

A 9ª edição da FliQ homenageia grandes nomes da cultura potiguar, como o artista plástico Emanuel Amaral que está com uma exposição  que traz diversas obras do artista. Também será homenageado um dos principais poetas populares em atividade no país, o escritor e cordelista mossoroense Antônio Francisco. Ele é integrante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira 15, cujo patrono é Patativa do Assaré. Na noite do próximo sábado (14), serão feitas apresentações de vários poetas mirins com rimas dedicadas ao marco do cordel no RN.

A FLiQ surgiu com a meta de estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária e tem diversificado a atuação na área cultural, registrando novas formas de potencializar a educação e a arte no Rio Grande do Norte. Está consolidada como um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, com pretensão de superar o público de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação, que neste ano vai de 12 a 15 de setembro.

Serão mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas com programação para toda a família: palestras, debates, apresentações de cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, robótica, sessões de autógrafos e concurso de cosplay.

Artigo anteriorPróximo artigo
Pedro Torres
Pesquisador e jornalista com foco em direitos humanos, política e tecnologia baseado em Natal/RN. CONTATO: pedrohtorres@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *