Governo das fake news faz reforma da previdência com base em mentiras
Natal, RN 29 de mar 2024

Governo das fake news faz reforma da previdência com base em mentiras

18 de setembro de 2019
Governo das fake news faz reforma da previdência com base em mentiras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Que a Reforma da Previdência só prejudica os mais pobres e não tem intenção nenhuma de acabar com as injustiças como prometem seus autores, muita gente já sabia. Mas agora, pesquisadores do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Unicamp, Cecon - Unicamp comprovaram que a Reforma da Previdência é uma verdadeira mentira, fruto de cálculos trapaceados e dados manipulados.

É isso que afirma o texto “A falsificação nas contas oficiais da Reforma da Previdência: o caso do Regime Geral de Previdência Social” divulgado ontem e resultado de um árduo trabalho. Segundo Pedro Paulo Zahluth Bastos (doutor e professor de Economia, ex-professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley e coordenador da equipe responsável pelo estudo), “As contas oficiais da reforma da Previdência para o regime geral foram falsificadas. Comprovamos que cálculos deturpados amparam a principal apresentação sobre a economia a ser gerada pela reforma, feita pelo secretário da Previdência, Rogério Marinho, em maio no Congresso Nacional”.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores precisaram driblar a falta de informações disponíveis. Não sei se vocês lembram, mas a falta de transparência sobre os dados utilizados como base para a Reforma foi uma das (muitas) polêmicas durante a discussão da proposta na Câmara Federal. O sigilo imposto pelo Ministério da Economia aos estudos e pareceres técnicos utilizados para embasar a PEC da Previdência, já naquela época, denotavam suspeitas sobre os cálculos que deram base a essa reforma fraudulenta.

Depois da aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça, o ministro Paulo Guedes desinterditou parte das informações – apesar de ter mantido na clandestinidade materiais essenciais como as planilhas com a memória de cálculo, os pressupostos de crescimento e de emprego, quem será mais afetado, quem ficará fora e o custo para implementação de um regime de capitalização.

E foi com base nesses poucos dados que os pesquisadores trabalharam. A conclusão que chegaram é que os cálculos apresentados pelo Ministério da Economia inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma, além de exagerarem na economia fiscal e no impacto positivo da Nova Previdência sobre a desigualdade. Os resultados indicam que não há déficit no regime previdenciário, em especial para a aposentadoria por tempo de contribuição. Ao contrário: a análise feita pelos pesquisadores mostra que a aposentadoria por tempo de contribuição é lucrativa.

Não é possível acreditar essa manipulação dos dados foi feita de forma ingênua. A verdade é que Rogério Marinho e Paulo Guedes mentiram para todo o povo brasileiro!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.