Governo do RN orienta interdição de trechos do litoral afetados por toneladas de lixo vindas do mar
Natal, RN 29 de mar 2024

Governo do RN orienta interdição de trechos do litoral afetados por toneladas de lixo vindas do mar

26 de abril de 2021
Governo do RN orienta interdição de trechos do litoral afetados por toneladas de lixo vindas do mar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Jana Sá e Rose Serafim

Trechos das praias do litoral potiguar onde foi encontrada uma grande quantidade de lixo vinda do mar devem ser interditados. É o que recomenda o Governo do Estado do Rio Grande do Norte aos municípios atingidos. Até o momento, seis toneladas de resíduo foram retiradas da orla. Entre os objetos recolhidos, há máscaras descartáveis, seringas e tubos de coletas de sangue.

Em nota técnica, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) também orienta os municípios afetados a fazer a limpeza “o mais rápido possível" e guardar parte do resíduo encontrado para auxiliar na investigação da origem do material.

De acordo com a assessoria do Instituto, foram encontrados resíduos de lixo hospitalar nas praias de Sagi, em Baía Formosa, e de Búzios, em Nísia Floresta. Nesses casos, a recomendação do órgão é de que o material seja descartado em local adequado. Coletores também devem utilizar EPIs para a retirada desses produtos e as áreas devem ser totalmente interditadas para aguardar análises.

Ainda segundo o Idema, uma das hipóteses levantadas é de que enchentes dos últimos dias tenham trazido os materiais acumulados em rios de Pernambuco para as praias afetadas na Paraíba e Rio Grande do Norte.

Que os resíduos possam ser armazenados temporariamente em algum local reservado no município para auxiliar nas investigações da origem”, destaca o comunicado do órgão estadual.

O governo estadual recomendou, ainda, a colocação de bandeiras vermelhas indicando que a praia está imprópria para banho, “considerando que em tais situações há grande risco de transmissão de doenças com o uso das águas”.

De acordo com a assessoria do Idema, já foram afetadas, no Rio Grande do Norte, as praias de: Barra do Cunhaú, em Canguaretama; Praia do Sagi, em Baía Formosa; Praia das Minas e Sibaúna, em Tibau do Sul; Barreta, Búzios ,Tabatinga e Camurupim, em Nísia Floresta; e Malembá, em Senador Georgino Avelino.

Animais marinhos encontrados mortos

Os animais marinhos encontrados nas praias do litoral do Rio Grande do Norte não morreram em decorrência das toneladas de lixo que têm chegado à orla. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Foto cedida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca

As carcaças de duas tartarugas e um golfinho achados em locais com grande concentração do lixo foram transportadas para o Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha (PCCB-UERN), onde foi dado início a investigação da causa da morte.

Para os estudiosos, o resultado não afasta a preocupação com o impacto ambiental que o lixo causa na fauna marinha.

Recomendamos cautela e o acompanhamento de encalhes de fauna marinha nos próximos dias para continuarmos a avaliar e divulgar se há relação entre os óbitos da fauna registrada e a concentração em massa de lixo surgido nos últimos dias”, afirmam os pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.