TRANSPARÊNCIA

Governo do RN publica contrato com empresa para abertura de mais 40 UTIs em Natal

O Governo do Rio Grande do Norte vai abrir mais 40 UTIs em Natal para tentar reduzir a taxa de ocupação e desafogar a fila por leitos críticos na região Metropolitana da capital. O contrato firmado com a empresa MA Engenharia Clínica e Hospitalar foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16).

As UTIs serão distribuídas no hospital Colônia João Machado e no hospital Giselda Trigueiro.

A empresa MA Engenharia Clínica e Hospitalar foi contratada ao custo mensal de R$ 1,8 milhão e terá a responsabilidade de fornecer a gestão integrada de equipamentos e pessoal para leitos de UTIs, o que inclui locação de equipamentos, equipe multiprofissional de técnicos em saúde (Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Fisioterapeutas), programa agregado de educação continuada, manutenção preventiva, corretiva e suporte logístico (fornecimento de insumos e acessórios necessários para a realização da manutenção dos equipamentos).

O contrato é válido por um período de seis meses, com valor total de R$ 10,8 milhões.

Expansão de leitos

Os 40 leitos de UTI que serão abertos nos hospitais João Machado e Giselda Trigueiro fazem parte da política de expansão de leitos pelo Governo do Estado no momento mais crítico da pandemia. Das 110 UTIs previstas no plano, 86 ainda serão abertas. Já dos 55 leitos clínicos anunciados, 25 serão instalados nos próximos dias. Os dados mais recentes divulgados hoje pela secretaria de Estado de Saúde Pública mostram que há no Estado 714 leitos de UTI e clínicos ativos.

Dos novos leitos, 74 UTIs serão instaladas na região Metropolitana de Natal. Desses, 11 serão abertas no Giselda Trigueiro, 40 no hospital João Machado, 10 no hospital da Polícia Militar, 10 no hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante e 3 em Macaíba.

RN se aproxima de 4 mil mortes por covid-19

O Rio Grande do Norte chegou a 3.937 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico divulgado hoje (16) registrou 10 óbitos somente nas últimas 24 horas. Até o momento, 180.362 pacientes já foram diagnosticados com o novo coronavírus. A ocupação de leitos no Estado chegou a 96,7%. Na região Oeste a lotação é de 100%. Há, no momento, 110 pacientes na fila de espera por um leito crítico, sendo 107 somente na região Metropolitana de Natal.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *