CIDADANIA

Governo do RN vai notificar empresa por incêndio em obra no Centro Histórico de Natal

A secretaria de Estado de Infraestrutura vai notificar a empresa M&K Comércio e Construções Ltda pelo incêndio registrado neste domingo (6), na Praça Padre João Maria, no Centro Histórico de Natal. O incidente foi filmado por moradores da região, mas ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou o fogo.

O espaço foi cercado com tapumes há 30 dias para realização das obras de revitalização. Além da padre João Maria, outras  13 praças também estão incluídas no projeto originado ainda do PAC das Cidades Históricas, ainda durante o governo Dilma Rousseff. As 14 intervenções urbanas (12 na Cidade Alta e 2 na Ribeira) estão orçadas em R$ 8,920 milhões. Ao todo, cinco praças já foram concluídas e outras três estão em execução.

A fiscalização do projeto é realizada por três órgãos: a secretaria de Estado do Turismo, o Iphan e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo gerenciamento dos recursos:

“Vamos fazer a notificação amanhã (08). Quando a empresa inicia uma obra, ela também passa a ser responsável pela segurança do local. Se reincidir, será sancionada”, explicou o titular da pasta Gustavo Coelho, em alusão à obra de recuperação da Praça padre João Maria.

A agência Saiba Mais procurou representantes da M&K Comércio e Construções Ltda, mas a empresa afirmou que não vai se pronunciar até a notificação oficial pelo Governo.

O contrato prevê que o serviço seja concluído em 90 dias, quando outros devem ser iniciados. O projeto de recuperação das praças do Centro Histórico de Natal foi elaborado pela gestão anterior e, segundo Gustavo Coelho, precisou passar por readequações orçamentárias por causa de falhas, como falta de acessibilidade.

“Pegamos essas obras com muitas complicações, mas agora já está tudo aprovado. Vamos concluir a recuperação das praças André de Albuquerque, Augusto Severo, na Ribeira, e a Padre João Maria. Em seguida, começamos a reforma nas Praças Padre João Tibúrcio, Dom Vital e daquela área da Parada Metropolitana”, explicou o titular da SIN.

Revitalização das Praças do Centro Histórico de Natal

O projeto inclui a revitalização no Centro Histórico de Natal de 14 praças, sendo 12 na Cidade Alta e duas no bairro da Ribeira

Valor global: R$ 8.920,993,21

Praças na Cidade Alta:

Santa Cruz da Bica
André de Albuquerque
Padre João Maria
7 de Setembro
Dom Vital
Djalma Maranhão
Praça das Mães
Praça do Estudante
João Tibúrcio
Largo do memorial Câmara Cascudo
Praça da Av. Walfredo Gurgel
Parada Metropolitana

Praças na Ribeira:

Augusto Severo
José da Penha

Praças concluídas e oficialmente inauguradas:

Praça do Estudante
7 de Setembro
Largo do Memorial Câmara Cascudo

Praças concluídas, mas não inauguradas:

Praça das Mães
José da Penha

Praças em execução atualmente:

André de Albuquerque
Padre João Maria
Augusto Severo

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *