Governo lança licitação da caixa cênica do TAM e teatro deve reabrir no 1º semestre de 2021
Natal, RN 25 de abr 2024

Governo lança licitação da caixa cênica do TAM e teatro deve reabrir no 1º semestre de 2021

15 de agosto de 2020
Governo lança licitação da caixa cênica do TAM e teatro deve reabrir no 1º semestre de 2021

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Se “A Reforma do TAM” fosse um espetáculo, o último ato teria sido apresentado ao público neste sábado (15), quando o Governo do Estado publicou no Diário Oficial o edital para licitação da caixa cênica. O equipamento é fundamental para o funcionamento do teatro, mas não havia sido incluído no projeto da obra de restauração elaborado pela gestão anterior.

A expectativa é de que, finalizada a licitação, a reforma na caixa cênica termine em cinco meses. Mais de 50% de toda a obra já foi concluída.

As obras de reforma do centenário Teatro Alberto Maranhão estão sendo realizadas com recursos do projeto Governo Cidadão, que conta com financiamento do Banco Mundial.

Só a reforma na caixa cênica vai custar R$ 2,38 milhões. A obra completa tem valor estimado de R$ 9,6 milhões.

O edital está disponível para consulta no Diário Oficial do Estado ou no site do projeto Governo Cidadão.

“Sabemos da importância que o Teatro Alberto Maranhão tem para a cultura e história do povo potiguar, e, cientes, da necessidade da reforma da caixa cênica para o adequado funcionamento da casa, unimos esforços para conseguir recursos e autorizar a obra”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Quando a atual gestão assumiu o Governo, apenas 5% das obras do TAM haviam sido executadas. O teatro está fechado desde 2015, primeiro ano da administração Robinson Faria. O projeto anterior continha erros técnicos que exigiram adequações e um exemplo disso é a não inclusão da reforma da caixa cênica do teatro.

A atual gestão autorizou e o projeto foi desenvolvido por dois especialistas; os subprojetos de iluminação cênica, sonorização, vestimenta e mecânica cênica foram orçados e aprovados pelo Iphan. A última etapa – de definição dos recursos – foi cumprida e o edital pôde finalmente ser publicado.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, responsável pela obra, Fernando Mineiro, também destacou que a caixa cênica é peça essencial para o bom funcionamento do teatro:

“É nela que acontecerão as apresentações de teatro, dança, ópera e música. O projeto original não previa sua reforma, mas sabemos que, depois das obras de restauro, o teatro não poderia funcionar sem a reforma da caixa cênica”, pontuou.

O presidente da Fundação José Augusto Crispiniano Neto disse que a licitação da caixa cênica é fruto de um esforço conjunto de diferentes setores do Governo “e demonstra o profundo respeito e zelo que a governadora Fátima Bezerra tem pelo maior templo artístico do nosso povo”, disse.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.