CULTURA

Grupo Carmin conquista prêmio Shell de melhor dramaturgia com A Invenção do Nordeste

O espetáculo “A invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmim de Teatro, conquistou o prêmio de melhor Dramaturgia na 31ª edição do Prêmio Shell de Teatro, principal prêmio do segmento no país.

É a segunda vez que um grupo de teatro do Rio Grande do Norte vence o principal prêmio do teatro brasileiro. O grupo Clowns de Shakespeare venceu o prêmio em 2010 na categoria figurino pelo espetáculo “O Capitão e a Sereia”.

A peça do Carmin é inspirada no livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr, e concorria nas categorias dramaturgia e direção.

Pelas redes sociais, o grupo Carmin comemorou a “noite revolucionária” da premiação:

– Uma noite revolucionária de muita arte preta premiada, de muitas falas de resistência. De um Brasil, que vive um tempo diferente dos que vivem de fake news. Esta peça, escrita por Henrique Fontes e Pablo Capistrano inspirada na obra “A Invenção do Nordeste e outras Artes” do professor Durval Muniz de Albuquerque Jr, a partir da provocação da diretora Quitéria Kelly, marca uma conquista histórica para o Teatro Potiguar e Nordestino. Estamos juntos e sem largar a mão. Na foto, de mãos dadas conosco está Larissa Luz, outra nordestina premiada por melhor música no espetáculo Elza – o musical

Autor do texto ao lado de Henrique Fontes, o professor, filósofo e dramaturgo Pablo Capistrano não participou da cerimônia, mas enviou um bilhete para ser lido na cerimônia:

– Gostaria de agradecer ao professor Durval Muniz de Albuquerque pela generosidade de ter partilhado conosco suas ideias e sua percepção tão aguda e incisiva sobre essa invenção chamada Nordeste, aos camaradas do Carmin, especialmente meu parceiro de dramaturgia, Henrique Fontes, que há quase 10 anos compartilha comigo, que sou um romancista por natureza e um cronista de formação, desse meu esforço de dar silêncio ao texto para que o acontecimento do teatro possa explodir no palco. E queria dedicar esse prêmio a Sandoval Wanderlei, Jesiel Figueiredo, Roosevelt Pimenta e Socorro Capistrano (minha mãe) que entregaram sua energia vital e sua força criativa à aventura de fazer teatro muito longe das capitais. Longa vida ao teatro potiguar! É verdade mesmo, esse bilhete.”

Mais prêmios

Esse é o terceiro prêmio conquistado pelo espetáculo “A Invenção do Nordeste”. Em novembro do ano passado, o grupo venceu o prêmio Cenym de Teatro, concedido pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. Em janeiro deste ano, a peça levou o prêmio de melhor espetáculo do prêmio Cesgranrio de Teatro.

O espetáculo

A Invenção do Nordeste é o quarto espetáculo autoral do grupo Carmim. Motivada por uma série de reações xenófobas contra nordestinos durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly se debruçou sobre a obra do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr, autor do livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”.

Aos demais integrantes do grupo Carmim, ela contou sobre o desejo de criar uma peça que contribuísse para a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e dos nordestinos. E decidiu assinar, pela primeira vez, a direção de um espetáculo.

O processo de pesquisa durou dois anos, quando os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma auto-ficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora para preparar dois atores norte-riograndenses, que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante o tempo da preparação, a identidade nordestina entra em cheque.

A peça “A Invenção do Nordeste” propõe desenhar a trajetória hilária e por vezes conflitante da história recente do estabelecimento da região nordeste. Essa unidade sociopolítica e cultural com todas as suas individualidades e também todos os estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *