Principal

Halterofilistas do RN brilham com ouro e bronze no Parapan 2019

A delegação brasileira encerrou a participação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 entrando para a história e o Rio Grande do Norte também fez parte dessa conquista. Em nove dias de competição, foram 308 medalhas, sendo 124 de ouro. É o maior número de vitórias de um país em uma única edição de Parapan. Entre as medalhas, duas foram conquistadas por paratletas potiguares.

O halterofilista Júnior França conquistou medalha de ouro confirmando o favoritismo que o coloca como o melhor paratleta das Américas na atualidade na categoria. O topo na categoria até 49kg é atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef) e conquistou o ouro levantando 141kg, quase três vezes mais que o próprio peso.

Júnior desabafou após a conquista: “Nada foi fácil. Lutamos e treinamos muito pra chegar esse dia. Estou muito orgulhoso e espero que com mais essa conquista, valorizem mais o esporte e os atletas. E invistam na gente”.

Além dele, a halterofilista Renê Belcassia, também da Sadef, medalhou no Parapan, com um bronze na categoria até 55kg, com um levantamento de 78kg.

IMAGEM: Alexandre Schneider/Exemplus/CPB

No tênis de mesa, outro potiguar ganhou destaque na competição, mesmo sem subir ao pódio. Ecildo Lopes, atleta da Sadef e AABB, de 56 anos, foi o mais velho de toda a delegação brasileira.

Ele foi até às quartas de final, quando perdeu de virada, resultado que avaliou como uma fatalidade. “Eu estava vencendo o jogo por 2×1, e à frente no quarto set. Mas na volta de um pedido de tempo, levei a virada. E acabei perdendo o quinto set e o jogo”, conta Ecildo.

Além dos atletas da Sadef, o RN estava representado por paratletas de outras instituições. Na natação, por exemplo, Joana Neves conquistou um ouro com direito à recorde da competição. Maria Dayanne Silva ficou com a prata no revezamento 4×100 medley.

Artigo anteriorPróximo artigo
Pedro Torres
Pesquisador e jornalista com foco em direitos humanos, política e tecnologia baseado em Natal/RN. CONTATO: pedrohtorres@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *