CIDADANIA

Hospital Dr João Machado mantém atendimento psiquiátrico e passa a ser retaguarda para urgências

Conhecido por ser referência no atendimento a questões de saúde mental, o Hospital Colônia Dr. João Machado foi sendo modificado durante a pandemia da covid-19, passou por um processo de ampliação e foi rebatizado nesta sexta (10). A unidade passa a ser o Hospital Geral Dr. João Machado, com leitos de UTI geral e retaguarda para diversos serviços de urgência, mantendo a referência na saúde mental, com mais de 150 leitos em funcionamento.

Durante a solenidade de descerramento da placa, a governadora Fátima Bezerra (PT) e seus auxiliares homenagearam os servidores do hospital, por onde passaram e se recuperaram mais de mil pacientes acometidos pela Covid-19 durante a pandemia.

“Quero hoje dar um abraço muito especial aos servidores do Hospital Geral João Machado. Estamos aqui hoje para dizer aos profissionais de saúde da nossa imensa gratidão pelo que fizeram e seguem fazendo na linha de frente contra a Covid-19. O Governo reconhece e a sociedade precisa reconhecer”, agradeceu Fátima Bezerra.

Dez leitos de enfermaria Covid-19 foram revertidos para o Hospital e, em breve, a estimativa é que mais 20 leitos sejam abertos. Além disso, cinco leitos de UTI Covid, antes contratualizados, passarão a funcionar com recursos próprios do Governo do Estado.

“Hoje vemos a importância de não ter aberto hospitais de campanha, mas de regionalizar a saúde. Reafirmo aqui que esses leitos do João Machado vieram para ficar a serviço da população do Rio Grande do Norte”, avaliou a governadora.

O hospital atuou no enfrentamento da pandemia desde junho de 2020 e chegou a ter 70 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19.

“A transformação do João Machado em hospital geral não é apenas um anúncio. Estamos abrindo 20 leitos de UTI Geral e terão ainda novos leitos clínicos de retaguarda para a rede SUS de atenção vascular e diversas outras clínicas, sem perder a característica de atenção psicossocial. Para isso o Governo e a Sesap estão fazendo investimentos tanto em equipamentos como em pessoal. Em breve deveremos chegar a 200 leitos, tornando o João Machado o grande hospital geral de clínicas do SUS no estado”, explicou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Momento de descerramento da placa I Foto: Elisa Elsie
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *