TRANSPARÊNCIA

IFRN retoma aulas do segundo semestre com ensino misto entre presencial e virtual

As aulas do segundo semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) serão retomadas num modelo misto com aulas presenciais e virtuais. O retorno à sala de aula ocorrerá de maneira gradual com a primeira fase marcada para o dia 8 de novembro, início do semestre letivo 2021.2.

Ao todo, serão quatro fases, com prioridade para a realização de aulas práticas, que podem acontecer, incialmente, sob a forma de rodízio, começando pelas turmas dos últimos anos ou períodos. Será o colegiado de cada curso que definirá o que será considerado “aula prática”.

A prioridade vai para os grupos de estudantes matriculados em cursos no eixo da saúde, para os alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) e com maiores dificuldades para participar do ensino remoto emergencial. O próprio estudante ou seu responsável, no caso dos menores de 18 anos, poderá solicitar à Diretoria Acadêmica de seu respectivo curso a permanência no ensino remoto emergencial, com a devida justificativa, enquanto durar o ensino misto.

Etapas para retorno presencial

A segunda fase está prevista para 29 de novembro, com as turmas cujo espaço físico da sala de aula comporte a presença de todos os estudantes, respeitando as condições de biossegurança. Na terceira fase, prevista para 20 de dezembro, começa a volta gradual das turmas que não comportam a presença de todos os estudantes em sala, conforme as condições de biossegurança.

Já para o primeiro semestre de 2022 está previsto o retorno de todas as atividades presenciais do IFRN e o fim do ensino misto provisório. Caso haja retrocesso nos indicadores das condições de biossegurança que inviabilizem a permanência em uma determinada fase, a orientação prevista no protocolo é de retorno a uma das fases anteriores. Já no caso de haver agravamento das condições de biossegurança que inviabilizem as aulas presenciais, haverá retorno total do ensino remoto emergencial.

Cada campi do IFRN está avaliando, individualmente, quais turmas retornam em cada uma das fases. A divulgação será realizada através dos canais oficiais de comunicação de cada Campus, antes do início do semestre letivo 2021.2.

UFRN

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o início do período letivo 2021.2 está marcado para 18 de outubro de 2021, com o modelo de ensino remoto e a possibilidade de atividades práticas presenciais, desde que asseguradas as condições de biossegurança. Para o próximo ano letivo de 2022, a instituição segue em planejamento e diálogo com a comunidade universitária e com a assessoria do Comitê Covid-19.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo