TRABALHO

LAIS/UFRN oferece curso de qualificação em tecnologia para profissionais de saúde

As inscrições do Curso de Especialização em Informática na Saúde, oferecido pela UFRN, estão abertas até 20 de agosto. O processo deve ser realizado exclusivamente por meio digital, assim como será a oferta do programa, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN – SIGAA. O objetivo do curso é ampliar conhecimento de novas tecnologias aplicadas à saúde para profissionais de diversas áreas de conhecimento.

Para realizar as inscrições, o interessado deve preencher um formulário eletrônico disponível no sistema. Além disso, deverá ser anexado a seguinte documentação: Documento oficial de Identificação com foto (RG, CNH) e CPF, frente e verso. Junto a isso, deverá ser incluso: Diploma de conclusão de Curso Superior de Graduação (frente e verso); Comprovação de vínculo ao Ministério da Saúde, Sistema Único de Saúde, à UFRN e/ou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; Comprovante de residência; Histórico Escolar de Curso Superior de Graduação; Curriculum Lattes com as devidas comprovações; Documento (carta) de anuência/autorização da chefia responsável.

Os documentos devem ser anexados no formato PDF e identificados com o nome correspondente ao seu conteúdo, seguido da identificação do candidato (ex.: CPF – Maria Silva).

Serão oferecidas 1.000 vagas para o curso e as aulas serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVASUS). Dessas, 100 devem ser preenchidas, exclusivamente, por docentes e técnicos de nível superior da UFRN. Caso não haja o preenchimento adequado das vagas restritas, o excedente deverá ser ofertado para estudantes que tenham vínculo ativo com a universidade. No entanto, é necessário ter graduação completa e atender aos demais requisitos.

O curso será organizado em três eixos, que juntos totalizam 360 horas: introdutório, Processamento de Informações e Informatização em Saúde e – Itinerários Formativos e TCC. Os dois primeiros eixos têm carga horária de 135h e são formados por cinco módulos à distância. O último, totaliza 90h e o discente tem a liberdade de escolha dos módulos que desejar cursar.

Haverá encontros semanais, com duração de 8h à distância. Além de um encontro presencial no final do curso para a apresentação do Trabalho de Conclusão (TCC). Nesse período, serão necessárias 15h presenciais no Seminário de Apresentação. A primeira aula está prevista para 27 de outubro.

O programa está disponibilizado através do Departamento de Computação e Tecnologia do Centro de Ensino Superior do Seridó (DCT/CERES), e outros departamentos, também vinculados à instituição.

O curso, ofertado em parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), pretende, por meio do auxílio da tecnologia, aumentar a qualificação e conhecimento dos profissionais da área da saúde. Com isso, espera-se que possa ser aplicado os novos conhecimentos no processo de cuidar em saúde.

Para mais informações, poderá ser consultado o edital do processo.

UFRN disponibiliza especialização em Informática na Saúde
Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *