CULTURA

Insurgências poéticas traz a Natal vencedor do prêmio Jabuti 2018

Anúncios

O escritor, ator e diretor cearense Mailson Furtado Viana, vencedor do prêmio Jabuti 2018, é o convidado especial do sarau Insurgências Poéticas que acontece neste sábado (2), a partir das 16h, na Casa da Ribeira. O poeta aproveita para lançar o livro “À cidade”, livro com o qual ganhou o principal prêmio literário do país.

Na programação, além do tradicional sarau comandando por Thiago Medeiros, Marina Rabelo, Michele Ferret, Gessyca Santos, Renata Marques, entre outros nome da cena poética contemporânea da cidade, haverá bate-papo com Mailson Viana e o ator, poeta e dramaturgo Henrique Fontes, sob a mediação da escritora e pesquisadora Cellina Muniz.

O show de encerramento é do insurgente Felipe Nunes.

Os ingressos para o Sarau Insurgências Poéticas custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Anúncios

Sinopse do livro À Cidade, de Maílson Furtado Viana

Com elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos, físicos, metafísicos, folcloristas, genealógicos, À cidade é um poema que vem apresentar de forma contemporânea uma visão de uma cidade do sertão, com plano de fundo para aquelas banhadas ou mudadas indiretamente pelo caminhar do Rio Acaraú na Zona Norte do estado cearense. O poema mistura a vida do autor e suas gerações à vida construída por um povo migrante há mais de três séculos. Nele a cidade se constrói, se destrói, se remonta, se inventa e reinventa e ganha inúmeras significações do que pode ser.

O poema apresenta uma estética própria com influências de vários movimentos modernos e pós-modernos do século XX, o concretismo, neoconcretismo, a presença de rimas incertas, além da ausência de pontuação gráfica, influência vinda da poesia oriental. Os versos misturam a influência científica adquirida pelo autor em livros e bancos universitários e a sua influência coloquial, cabocla, conquistada por ser parte agricultor, parte pescador e por inteiro residente do sertão inventado pelo Acaraú.

À cidade vem instigar o leitor à pesquisa, ao conhecer, ao buscar termos, citações sobre o ambiente que tomou por base, o sertão Norte do Ceará, entre o litoral extremo-oeste, a serra da Ibiapaba, a Meruoca e das Matas. à cidade vem assim, apresentar uma faceta do que é ser cearense, aquele/este do interior da cidade.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *