Interventor do IFRN desrespeita decisão do Conselho Superior do IFRN e cria confusão entre estudantes
Natal, RN 19 de abr 2024

Interventor do IFRN desrespeita decisão do Conselho Superior do IFRN e cria confusão entre estudantes

2 de outubro de 2020
Interventor do IFRN desrespeita decisão do Conselho Superior do IFRN e cria confusão entre estudantes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em reunião realizada na semana passada, os membros do Conselho Superior do IFRN (Consup) decidiram em votação que, para evitar sobrecarga de conteúdo para os estudantes, os professores organizariam o retorno das aulas no Instituto de forma virtual com um planejamento de quatro aulas por dia. A decisão, no entanto, foi ignorada pelo interventor Josué de Oliveira, que na quinta (01) emitiu uma normativa determinando que as aulas seguissem o mesmo cronograma das aulas presenciais, com disciplinas das 7h às 12h.

A medida, adotada sem qualquer consulta ao Conselho Superior, criou confusão entre os estudantes e surpreendeu os Diretores Gerais da instituição que, em resposta, emitiram um comunicado interno confirmando que será mantida a decisão votada pelo Consup.

Se você coloca seis aulas por dia, sobrecarrega os estudantes e num momento como esse, temos que evitar os transtornos mentais até porque há conteúdo que eles vão ver na hora e outros que eles vão estudar pra responder ao longo da semana. Com essa decisão, o interventor negou toda a discussão feita pela comunidade de professores e o Consup. Isso cria uma instabilidade enorme. Nós estamos vivendo uma excepcionalidade imensa e ao invés de buscarmos criar relações de humanização entre as pessoas, onde possamos atender aos estudantes minimamente diante dessa conjuntura que estamos vivendo, pelo contrário, a gente nega qualquer discussão e negligencia a saúde mental das pessoas, é um absurdo”, lamenta o professor José Arnóbio Araújo Filho, eleito na votação da comunidade interna, porém impedido de tomar posse.

A retomada das aulas no formato remoto no IFRN está programada para a próxima segunda (5). A data foi definida depois de votação no Conselho Superior da instituição.

Nomeação 

Apesar de José Arnóbio de Araújo Filho ter sido o candidato mais votado na eleição para reitor, realizada em dezembro de 2019, com 48,25% dos votos, em 20 de abril, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub colocou no cargo o professor Josué Moreira, que sequer participou da disputa eleitoral. O interventor foi uma indicação do deputado federal bolsonarista, general Girão (PSL).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.