Isolda Dantas cobra vacinação para profissionais da Educação; início depende de autorização do Ministério da Saúde
Natal, RN 25 de abr 2024

Isolda Dantas cobra vacinação para profissionais da Educação; início depende de autorização do Ministério da Saúde

4 de maio de 2021
Isolda Dantas cobra vacinação para profissionais da Educação; início depende de autorização do Ministério da Saúde

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) solicitou ao governo estadual nesta terça-feira, (4), o início da vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores da educação do Rio Grande do Norte. A cobrança foi feita durante pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa.

A parlamentar é presidente da Comissão de Educação na ALRN e defende o retorno das aulas presenciais somente após a imunização dos trabalhadores das escolas. A demanda é da própria categoria, que avalia deflagrar greve se for obrigada a voltar às salas sem a imunização.

“Nós nos somamos à decisão dos trabalhadores na última assembleia do sindicato da educação, que defende que o retorno às aulas seja feito apenas com vacina”, declarou a deputada.

O Governo reconhece a necessidade da medida, mas esclarece que precisa da autorização do Plano Nacional de Imunização. “É um pleito justo. A gente quer vacina para todos, mas infelizmente esse pleito tem que coadunar com o entendimento do Ministério da Saúde. Ou seja, o governo federal precisa destinar doses para essa finalidade para que a gente consiga avançar nesse sentido”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Kelly Maia.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) está realizando de forma permanente o censo Covid-19, em que os profissionais da educação informam voluntariamente sobre sua saúde em um aplicativo. Ao todo, 7.271 pessoas responderam ao questionário até esta terça-feira (4). Dessas, 812 tiveram a doença e outras 396 tiveram algum tipo de sintoma.

Tramita na casa legislativa um projeto de lei que inclui os profissionais da educação nas prioridades. A proposta é do deputado Francisco do PT e tem o objetivo de vacinar professores ainda na primeira fase do programa emergencial de imunização.

Para realizar a solicitação, Isolda Dantas destacou a chegada nesta semana de novas doses das vacinas Astrazeneca e Pfizer, distribuída pela primeira vez no Brasil. A orientação da Sesap é utilizar a maioria das doses para os grupos com comorbidades (hipertensão, diabéticos e outros). Uma reserva de 2 mil doses foi feita para ser aplicada nos trabalhadores da segurança.

Recursos para investir em acesso à internet

Ainda na sessão da terça-feira, Isolda Dantas requisitou o uso dos precatórios do Fundef, o antigo fundo de financiamento à educação, no investimento em acesso à internet das escolas públicas e entre os alunos.

Os requerimentos pedem que sejam comprados tablets para os estudantes e computadores, além da contratação de internet banda larga para as escolas.

Na avaliação da deputada, esses investimentos são necessários para garantir melhores condições dos estudantes e trabalhadores nas aulas remotas, que acontecem na rede pública estadual desde o final do ano passado.

"Antes de obrigar aulas presenciais é preciso garantir condições sanitárias adequadas, celeridade na vacinação, investimento na infraestrutura física e acesso aos recursos tecnológicos e de conexão digital de qualidade nas escolas", concluiu.

A Seec informou ao mandato da parlamentar que o RN receberá cerca de 260 milhões de reais dos precatórios. Esse recurso deverá ser efetivado até o final do ano e será usado, entre outras ações, em obras de ampliação das unidades de ensino da rede estadual.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.