CULTURA

Itamara Almeida lança livro de contos e crônicas sobre mulheres e o machismo que enfrentam

O livro “Vizinhas: pequenos contos de rosas e outros espinhos”, da autora assuense Itamara Almeida, será lançado neste sábado (11), às 17h, no Sr. Petita Café, pela editora Jovens Escribas.

O volume é dividido em duas partes: a primeira, “Bem me quer?!” traz histórias de mulheres com nomes de flores e suas dores; a segunda, “Espinhos”, apresenta crônicas sobre racismo, machismo e obstáculos em geral que as mulheres enfrentam cotidianamente.

Itamara explica que as inspirações são reais e que muitas mulheres podem se identificar com as histórias: “É bem localizado na realidade do meu bairro, porque é o chão que eu escrevo, mas são histórias de mulheres como de qualquer outra, que passa por determinadas situações por serem mulheres nessa sociedade patriarcal, machista”.

A escritora estreante Itamara Patricia de Souza Almeida, ou apenas “Preta”, como é chamada pela família e conhecidos é filha de Damiana do alfenim e mãe de Rian. Militante do Movimento de Mullheres Camponesas – MMC, graduada em Letras, mestra em Literatura e Interculturalidade e doutoranda em Letras.

A autora conta que a linguagem utilizada no livro é bem coloquial, influenciada pelas pesquisas em literatura feita por sujeitos de periferias.

“Tanto na minha dissertação, como agora no doutorado eu optei por trabalhar com produção literária das periferias. Primeiro com mulheres negras e agora, no doutorado, é voltada mais para os slams de poesia, que acontecem nos grandes eixos Rio-São Paulo e tem se proliferado por todo o país”, detalha, completando que a relação com as flores foi escolhida para que o livro, de temas densos, possa ter mais leveza.

A obra foi contemplado no edital “auxílio à publicação de livros, revistas e reportagens culturais” da Lei Aldir Blanc do Rio Grande do Norte, executada por meio da Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN, Secretária Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:
Lançamento do livro “Vizinhas: pequenos contos de rosas e outros espinhos”, de Itamara Almeida
Data: 11 de setembro (sábado)
Horário: 17h
Local: Sr. Petita Café (Rua Voluntários da Pátria, 672 – Cidade Alta, Natal)
À venda também no site da editora Jovens Escribas.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *