CULTURA

Jornalistas explicam os caminhos da produção de documentários no interior do RN

As documentaristas Ana Lúcia Gomes e Edileusa Martins falam sobre a produção do Coletivo Caminhos e o audiovisual no interior do Rio Grande do Norte. A mesa acontece no auditório do Departamento de Comunicação da UFRN, a partir das 14h, e será mediada pela professora Mirian Moema.

O Coletivo Caminhos de Comunicação e Cultura é um dos mais atuantes em nosso estado, tendo realizado diversos documentários, oficinas, mostras e outros projetos culturais. A atividade é realizada pela Pós-Graduação em Produção de Documentários da UFRN e tem o apoio do Departamento de Comunicação, da Agência Fotec, do projeto de extensão Tela Livre, do grupo de pesquisa Cicult e do Núcleo Mareia.

Para saber mais sobre a especialização em Produção de Documentários, visite o site.

Saiba Mais sobre as participantes

Ana Lucia Gomes
Mestra em Estudos da Mídia (UFRN); Professora de Comunicação Social e do Curso de Rádio, TV e Internet da UERN. É também produtora cultural e participa do Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura criado em 2005, realizando produções de documentários e capacitação em audiovisual, artes visuais e difusão artística em diversas cidades do RN. Coordena Projeto de Extensão sobre jornalismo independente e produção audiovisual independente brasileira.

Edileusa Martins
Graduada em jornalismo, especialista em cinema e mestre em jornalismo pela UFPB. É membro do coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura além de servidora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolve atividades voltadas para a formação de profissionais que atuem em produção de conteúdo para rádio, televisão e internet. Em 2010 fez parte da criação e organizamos os projetos Curta Mossoró e Mossoró Audiovisual, que possibilitou a discussão e desenvolvimento do audiovisual na segunda maior cidade do estado. Já colaborou com edição e direção de imagem em mais de vinte documentários.

Mirian Moema Pinheiro
Possui Doutorado em Estudos da Linguagem – Departamento de Letras UFRN (2011), Mestrado em Ciências Sociais – Departamento de Ciências Sociais UFRN (2005), Graduação em Comunicação Social: Jornalismo UFRN (1979). Atualmente é professora Associada nível 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vice-chefe do Departamento de Comunicação Social – UFRN (Agosto de 2012 a agosto de 2014). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia – Comídia. Atualmente ministra as disciplinas: Introdução a TV, Produção em TV e Telejornalismo. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Estudos Televisivos: produção e recepção. Estudos da Semiótica e Teoria da Estética da Recepção e do Efeito. Estudos da Educomunicação.

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *