Propaganda de candidato do PT suspensa pela Justiça expõe fala do próprio prefeito sobre orla de Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Propaganda de candidato do PT suspensa pela Justiça expõe fala do próprio prefeito sobre orla de Natal

12 de outubro de 2020
Propaganda de candidato do PT suspensa pela Justiça expõe fala do próprio prefeito sobre orla de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começou na última sexta (09), mas já no domingo (11) a juíza da 3ª Zona Eleitoral, Hadja Rayanne, determinou a suspensão da propaganda veiculada pelo candidato pelo PT à Prefeitura de Natal, Jean Paul Prates. A magistrada afirma que o programa do Partido dos Trabalhadores pode ter se beneficiado de “trucagem e fatos inverídicos” contra o candidato à reeleição Álvaro Dias (PSDB).

A juíza aponta que há indícios de uso de montagem que poderiam distorcer a realidade dos fatos em uma fala de Álvaro dias exibida durante a propaganda eleitora de Jean Paul. A fala em questão foi dada pelo prefeito Álvaro Dias durante entrevista ao RNTV 2ª edição, da InterTV Cabugi, no dia 12 de setembro de 2019. Na ocasião, o comentário feito pelo prefeito de que “Nós temos uma das orlas marítimas mais feias do Brasil”, repercutiu também em outros veículos da imprensa local. Nesta segunda (12), o candidato do PT, Jean Paul Prates, emitiu nota sobre a decisão da Justiça Eleitoral.

Nota do candidato Jean Paul Prates (PT)

A respeito da decisão judicial sobre a postagem em que o prefeito Álvaro Dias chama de feia a orla de Natal, lembro que, em 12 de setembro de 2019, ele concedeu entrevista ao jornal televisivo RN 2, exibido à noite pela InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo, afirmando que “Nós temos uma das orlas marítimas mais feias do Brasil”.

A fala do prefeito repercutiu tanto, que outros veículos de comunicação a reproduziram, dado o impacto negativo que teve junto a toda a população de Natal. Isso explicita, portanto, que não se trata de fake news.

A decisão da Justiça, inclusive, atende parcialmente ao pedido de Álvaro Dias, determinando apenas a suspensão de nova veiculação da propaganda nas redes sociais. Além disso, a magistrada Hadja Rayanne negou a solicitação de direito de resposta, o que confirma que o conteúdo da publicação não é falso.

A decisão judicial não é definitiva. A juíza ainda vai julgar o mérito da ação e concedeu apenas uma liminar ao candidato Álvaro Dias, que concorre à renovação do mandato.

Confio na sabedoria da Justiça potiguar e reafirmo que nossa campanha será sempre limpa e propositiva. Queremos o melhor para a cidade de Natal e, para alcançar esse objetivo, é preciso que os candidatos façam um debate constante e aberto. Infelizmente, nem todos parecem dispostos a uma campanha nesse nível.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.