Justiça determina retirada de publicação contra sindicalista do RN acusada de furar fila da vacina
Natal, RN 19 de abr 2024

Justiça determina retirada de publicação contra sindicalista do RN acusada de furar fila da vacina

14 de abril de 2021
Justiça determina retirada de publicação contra sindicalista do RN acusada de furar fila da vacina

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Alisson Almeida

O juiz da 14º Juizado Especial Civil da Comarca de Natal, Jesse de Andrade Alexandria, concedeu liminar determinando que o blogueiro Gustavo Negreiros remova do seu blog, no prazo de 24h, a publicação em que acusava a coordenadora-geral do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro, de “furar a fila” da vacinação contra a Covid-19 em Natal.

Em sua decisão, além de deferir o pedido de tutela de urgência, o juiz estipulou multa diária no valor de R$ 500,00 em caso de descumprimento da decisão. Ele acolheu o argumento apresentado pela defesa da coordenadora-geral do Sinsenat, que afirmou que a publicação se trata de notícia falsa, com objetivo político, “tendo gerado repercussão negativa à imagem da autora, violando direitos inerentes a sua personalidade.”

O juiz observou que Soraya Godeiro “é nutricionista e sanitarista e, ao menos numa análise perfunctória, estaria incluída nos grupos prioritários de vacinação”. Em outro trecho da decisão, ele registrou que “verifica-se, pelo menos em análise preliminar, uma possível violação às garantias e direitos constitucionalmente garantidos, notadamente em relação à honra e imagem da autora, bem como em virtude da evidente possibilidade da notícia, caso mantida no sítio eletrônico, alcançar cada vez mais um número maior de pessoas, configurando, pois, o perigo de dano exigido pelo legislador.”

Por fim, o juiz ressaltou que “a liberdade de informação e de imprensa são atributos do Estado Democrático de Direito, contudo o exercício desses direitos não é e nem pode ser absoluto, porquanto esbarra na limitação prevista no art. 5º, X, da CF/88, que ampara direito à integridade da honra e da imagem das pessoas.”

Para Soraya Godeiro, a decisão judicial confirma que a notícia publicada pelo blogueiro, sem a devida checagem das informações, como manda o bom jornalismo, “não passa de uma fake news, orquestrada para atingir a minha imagem enquanto dirigente sindical e, consequentemente, todos os servidores públicos municipais”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.