Livro de publicitária mostra como mulheres são representadas em anúncios de outdoors em Natal
Natal, RN 24 de abr 2024

Livro de publicitária mostra como mulheres são representadas em anúncios de outdoors em Natal

20 de janeiro de 2021
Livro de publicitária mostra como mulheres são representadas em anúncios de outdoors em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A publicidade continua consumindo e vendendo a imagem das mulheres padrão: jovens, brancas, de cabelos lisos e que performam feminilidade. A conclusão é da pesquisadora Patrícia Nunes, que vai lançar o livro “Consumidora Consumida: a mulher em anúncios de outdoors”, pela editora Appris no próximo dia 30.

A apresentação formal do livro será às 17h pelo perfil da autora no Instagram, @patriciadsnunes_, com participação do mestre em Ciências Sociais pela UFRN Adailton Sousa.

O trabalho já está à venda no site da editora e é resultado da dissertação de mestrado de Patrícia, defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação da professora Josimey Costa. A pesquisa recebeu o Prêmio Francisco Morel da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), em Joinville - SC.

Patrícia Nunes realizou um mapeamento em seis avenidas da capital potiguar (Hermes da Fonseca, Senador Salgado Filho, Prudente de Morais, Roberto Freire, João Medeiros Filho e parte da BR 101) para registro fotográfico dos anúncios entre 2017 e 2019. Todo o trajeto foi percorrido a pé e 64 outdoors com imagens femininas passaram por análise semiótica, que investiga a construção de significado a partir de mensagens visuais e textuais. A discussão recorreu a autores dos estudos de corpo, gênero e feminismos.

“Eu já parti do pressuposto que a publicidade objetifica o corpo feminino. Mas observar isso de forma mais localizada e regional possibilita ter um panorama dessas imagens. Desde a graduação me incomodava a forma como a mulher era trazida em algumas campanhas, então no mestrado decidi observar isso na minha cidade”, disse a publicitária, explicando um pouco de sua motivação.

Ela conta que as imagens usam o discurso de que, “para ser feliz e bem-sucedida, as mulheres devem sempre ser bonitas e jovens”, conclui.

Segundo Patrícia, há pouca visibilidade de mulheres não brancas. De todas as que apareceram nas fotografias, apenas sete eram negras e cinco, pardas. Não há representação de mulheres com deficiência e o que pôde identificar foi a reprodução de um padrão de gênero binário, heteronormativo e racializado para comunicar diferentes produtos e marcas.

“Observei que ilustram estereótipos e padrões de feminilidade, com mulheres majoritariamente jovens (20-24 anos), brancas, olhos claros e cabelos lisos. Os outdoors mostram um padrão de mulher que não coincide com a realidade da capital”.

No trabalho, os outdoors foram separados por segmentos de mercado, como moda, construção civil e lazer. Apenas o setor da educação, de acordo com Patrícia, rompeu com papeis tradicionais da mulher:

Mostram a mulher conquistando sucesso profissional. A mulher trazida por eles é independente, ocupa o mercado de trabalho, o ensino superior. Em alguns anúncios há personagens com identificação por meio de legendas, o que leva a pensar que são da própria instituição. Outros não. Mas isso não é o foco. O interesse para semiótica é da personagem em cena”, explica, ao ressaltar que percebeu outras imagens femininas na cidade que vão além dos produtos publicitários.

Agora a pesquisadora se debruça sobre a arte urbana. "Publicidade e Expressões simbólicas da mulher na cena urbana" é o tema do doutorado de Nunes, desenvolvido em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como campo de investigação as duas capitais nordestinas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.