Lula recebe 2ª dose da vacina, mantém isolamento e sugere reunião de líderes mundiais para debater enfrentamento à pandemia
Natal, RN 26 de abr 2024

Lula recebe 2ª dose da vacina, mantém isolamento e sugere reunião de líderes mundiais para debater enfrentamento à pandemia

3 de abril de 2021
Lula recebe 2ª dose da vacina, mantém isolamento e sugere reunião de líderes mundiais para debater enfrentamento à pandemia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tomou neste sábado (3) a segunda dose da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantã. O petista foi imunizado em São Bernardo (SP), onde mora com a família. Ao chegar em casa, Lula gravou um vídeo ao lado do deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Apesar de já ter tomado as duas doses da vacina, o ex-presidente reforçou os cuidados que a população – mesmo a parcela já imunizada – devem continuar tomando. De acordo com estudos realizados sobre a viabilidade das vacinas contra a covid-19, o ciclo de imunização se completa 15 dias após o paciente receber a segunda dose. Ainda assim, é preciso manter os cuidados:

- Estou bem e seguro que daqui a alguns dias estarei mais prevenido contra o covid-19. Mas não é porque eu tomei a vacina que eu posso relaxar. Quem tomou a segunda dose tem que continuar usando máscara, lavando as mãos, usando álcool em gel, continuar evitando aglomeração. A vacina é muito importante, mas mais importante é a responsabilidade que cada homem e cada mulher desse país tem que ter ao se cuidar. Ao se cuidar você estará cuidando da sua família, da sua mãe, do seu pai, do seu filho, dos seus amigos. Então nada de brincar, nada de duvidar desse vírus”, disse.

Lula definiu a pandemia como “uma guerra da natureza contra a humanidade por conta da irresponsabilidade que os humanos tiveram durante tanto tempo com a questão ambiental”. Para ele, chegou a hora dos principais líderes mundiais se sentarem à mesa para debater, em conjunto, medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Uma delas, defendeu, seria a produção e distribuição em massa de vacinas.

- É preciso produzir vacina para 7 bilhões de seres humanos. Segundo é preciso humanizar. (A vacina) não pode ser um bem de uma empresa ou de um laboratório. Por isso os países precisam produzir vacina em quantidade e distribuir em quantidade. Hoje, 76% das vacinas do mundo estão na mão de 10 países. E apenas três países detém 50% das vacinas. E o restante da humanidade ? Como é que vai ficar ? É preciso que a gente faça uma verdadeira campanha para obrigar que os presidentes dos países mais poderosos se unam para discutir como enfrentar essa guerra”, cobrou.

O ex-presidente também defendeu mais uma vez o pagamento do auxílio-emergencial pelo Governo Federal “para garantir que as pessoas possam ficar em casa”. E citou três medidas para resolver o problema:

- É preciso três coisas para resolver o problema da covid: a primeira é a vacina; a segunda é o auxilio-emergencial para garantir que as pessoas possam ficar em casa. E dois auxílios: um para o povo pobre e outro para o pequeno empreendedor que precisa continuar sobrevivendo e gerando seu emprego. E em terceiro lugar, gerar emprego para esse povo. Sem essas condições a gente não vai a lugar nenhum”, disse.

E voltou a mandar um recado a Jair Bolsonaro :

 - Vocês só precisam ouvir a ciência, aqueles que sabem, cumprir as determinações, respeitar os governadores, os prefeitos, os secretários de saúde. A luta é de todo o povo brasileiro, não é só do governo, nem da oposição nem da classe médica. A única coisa que eu tenho certeza é a seguinte: vacinar, usar máscara, evitar aglomeração e cuidar da família”, concluiu.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.