Maia responsabiliza Bolsonaro pelas 200 mil vidas perdidas mas não se compromete com impeachment
Natal, RN 28 de mar 2024

Maia responsabiliza Bolsonaro pelas 200 mil vidas perdidas mas não se compromete com impeachment

11 de janeiro de 2021
Maia responsabiliza Bolsonaro pelas 200 mil vidas perdidas mas não se compromete com impeachment

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Bolsonaro: 200 mil vidas perdidas até agora. Você tem culpa”. A afirmativa é do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele usou sua conta no Twitter neste domingo, 10, para responsabilizar o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) pelas vidas perdidas desde o início da pandemia no Brasil, em março.

Apesar das declarações, Maia ainda não deu andamento a nenhum dos 60 pedidos de impeachment protocolados na Casa contra o chefe do Executivo, a maioria pelo descaso de Bolsonaro com a doença.

A falta de uma coordenação nacional por parte do governo federal, o fim do auxílio emergencial e a perda de cerca de 40 bilhões de reais em recursos para o Sistema único de Saúde (SUS), em 2021, agravam ainda mais o quadro de combate à Covid-19 no Brasil.

Maia, no entanto, tenta não perder o apoio dos partidos de esquerda à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. No último sábado, Baleia afirmou ao jornal Folha de São Paulo que “não houve compromisso de abertura de impeachment. Todos têm que trabalhar por uma unidade”.

A afirmativa mereceu resposta da presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Em sua conta no Twitter, a deputada Gleisi Hoffman (PT-PR) disse que “dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi com a oposição. Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo que não haja acordo para aprovar impeachment. Ao negar o que tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos do PT”.

A deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte, Natália Bonavides, já havia se colocado contra a decisão de apoiar Baleia. “Considero uma decisão muito ruim! Ela fortalece um setor de direita que foi articuladora do golpe e é cúmplice da eleição de Bolsonaro”, afirmou.

Para Bonavides, “só tem compromisso com a democracia uma candidatura à presidência da Câmara que se comprometa com o impeachment de Bolsonaro”.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.