+ Notícias

Mais de 150 municípios têm atos contra retrocessos na Educação; confira ao vivo

Mais de 150 municípios de todo o Brasil terão atos nesta terça-feira (13) como parte da Jornada de Luta Pela Educação, convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Em Natal, os manifestantes se reunem em frente ao campus Central do IFRN, na Salgado Filho.

Os principais alvos dos protestos são o programa do governo federal “Future-se” – que pretende terceirizar o financiamento do setor –, os cortes no orçamento da educação e a reforma da Previdência, que está em tramitação no Senado. Ao todo, 26 dos 27 estados já confirmaram manifestações.

Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, a vice-presidenta da UNE, Élida Elena, falou sobre os atos e comentou o encontro que a entidade teve com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “O retorno não foi positivo. Nós não tivemos nenhuma saída, nenhuma resposta concreta que apresente alguma saída para a crise que as universidades vêm vivendo hoje”. Esta será a terceira edição do que a UNE tem chamado de “Tsunami da Educação”.

Desde que os cortes na educação foram anunciados, as universidades e os institutos federais sofreram a perda de R$ 6,1 bilhões em verbas. Nos campis espalhados pelo país, há diversas instituições de ensino superior que estão com contas atrasadas e dificuldades para o pagamento de salários do corpo docente e de funcionários.

Acompanhe minuto a minuto, pela Brasil de Fato:

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *