Mais um indígena Guajajara é assassinado no Maranhão
Natal, RN 20 de abr 2024

Mais um indígena Guajajara é assassinado no Maranhão

13 de dezembro de 2019
Mais um indígena Guajajara é assassinado no Maranhão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O indígena Guajajara Dorivan, da Terra Indígena Arariboia, foi encontrado morto e esquartejado nesta sexta-feira (13), na cidade de Amarante, Maranhão. Um crioulo não indígena também foi encontrado morto.

A denúncia foi feita pela página no Facebook da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e repercutida no twitter pela candidata à vice-presidenta da República Sônia Guajajara (PSOL).

"São muitas falácias, muitas versões, acusações, não interessa, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Não é apenas um cenário de guerra, estamos num campo de batalha onde o ódio disseminado pelas forças políticas conservadoras, autoritárias, racistas são estimuladas pelo fascismo que já extrapolou todos os seus limites", disse.

A morte de Dorivan é o terceiro assassinato de indígenas da etnia Guajajara no Maranhão somente no mês de dezembro.

No sábado (7), dois indígenas foram mortos no município de Jenipapo dos Vieira, no Maranhão. Segundo testemunhas, os tiros partiram de um carro e mataram Raimundo e Firmino Guajajara. Outras quatro pessoas ficaram feridas. O crime ocorreu por volta de 12h30 às margens da rodovia BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, a 506 quilômetros ao sul da capital São Luís. Outros Guajajara bloquearam a pista em protesto.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.