Manifestação em defesa de Bolsonaro vai por água abaixo em Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Manifestação em defesa de Bolsonaro vai por água abaixo em Natal

27 de maio de 2019
Manifestação em defesa de Bolsonaro vai por água abaixo em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Aos gritos de "Meu partido é o Brasil" e “Fora PT”, ainda que o partido não governe o país desde 2016, manifestantes se reuniram domingo (26), em Natal, no protesto em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Entre as pautas defendidas pelos apoiadores, estavam a Reforma da Previdência, a MP 870 e o pacote anticrime, proposto pelo atual Ministro da Justiça Sérgio Moro.

A concentração teve início por volta das 15h entre as avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em meio a frases de protesto e bandeiras do Brasil. A chuva dispersou boa parte dos manifestantes, em sua maioria, vestidos de verde e amarelo e em núcleos familiares, incluindo idosos e crianças.

Entre os poucos jovens presentes no ato, estava Beatriz Avelino, de 15 anos. Representante do movimento Brasil Livre, a estudante disse ser a favor do governo Bolsonaro e das novas medidas de governo propostas pelo presidente.

"Pessoalmente eu defendo a liberdade individual e a liberdade econômica, aí percebi que Bolsonaro estava meio que concordando com isso, então fui avante. Mas vim aqui não pra defender totalmente Bolsonaro, e sim pra ver como tá o respeito da direita um com o outro e como estão realmente sendo mostradas as pautas, se eles estão realmente a favor da Reforma da Previdência ou se tão aqui só pra fazer arminha", disse.

Com Beatriz, estavam outras duas amigas. Ragézia Alves, também estudante, disse ter ido ao ato pra lutar em defesa da educação. Quando perguntada sobre o que achava dos cortes nos recursos das instituições públicas de ensino, anunciadas pelo MEC, disse não saber o que era. "Não entendo muito de política", resumiu. A amiga tentou explicar sobre os bloqueios, mas a estudante não soube opinar a respeito.

"Eu apoio o lado bolsonaro porque eu acho que é um Brasil mais justo que o lado da esquerda, que já fez muita cagada aqui nesse nosso país. Então as ideias novas que Bolsonaro está trazendo, estão sendo ótimas", disse.

Durante o ato, representantes políticos como o vereador Cícero Martins e o deputado federal General Girão, ambos do PSL, estiveram no protesto e discursaram em defesa do presidente.

Aos gritos, Cícero chamou a esquerda de "sebosa", criticou a atuação da Ordem dos Advogados no Brasil e do Ministério Público e disse que a comunicação está provocando "muitos ruídos". O vereador também comemorou a decisão que anulou a votação da Comenda Marielle Franco, projeto que pretende homenagear ativistas dos direitos humanos, e que ele foi o único a votar contrário à proposta.

"Não passou a comenda Marielle Franco, não é justo com vocês. Vai ter outra votação e eu queria que vocês pudessem nos ajudar", disse.

Os manifestantes também criticaram o "Centrão" e pediam, em cartazes, a saída do presidente da Câmara Rodrigo Maia, do DEM. Olavo de Carvalho e uma frase antiga citada pelo filósofo no twitter foram lembrados em faixas. Uma das placas dizia: "Todo poder emana do povo...". Conforme o manifestante, "Olavo tem razão" e o povo não se curvará ao Centrão e à velha política.

No final da tarde, uma carreata vinda de Parnamirim se juntou aos manifestantes. Depois, seguiram em passeata até a sede do PSL.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro chegou a compartilhar vídeos das manifestações no Rio de Janeiro (RJ), em São Luíz (MA) e em Juíz de Fora (MG). Bolsonaro destacou que o caráter pacífico dos atos traduz a esperança e a confiança da população no compromisso com o futuro do país.

"Os brasileiros foram pacificamente às ruas para nos cobrar. Sinal que a sociedade não perdeu as esperanças de que nós políticos escutemos sua voz. Não podemos ignorar isso. É hora de retribuirmos esse sentimento. Estamos todos no mesmo barco e juntos podemos mudar o Brasil!", escreveu.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.