DEMOCRACIA

Marcelo Freixo (PSOL) será candidato à presidência da Câmara

O deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL/RJ) será candidato à presidência da Câmara Federal. Ele deve disputar o posto contra o atual presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ).

Havia uma negociação em curso da candidatura de Maia abarcar os partidos do centro-esquerda. Porém, com a aliança anunciada dele com o PSL de Jair Bolsonaro, o PSOL decidiu lançar o deputado carioca.

“A notícia do PSL antecipou o anúncio. Como que a gente vai fechar com um presidente que tem a agenda do Guedes?”, indagou.

O deputado afirmou que o Congresso tem que demonstrar preocupação com o enfrentamento à desigualdade, diferente do que já deixou claro o Governo Bolsonaro:

“É uma candidatura para fortalecer um campo republicano e democrático. Uma candidatura à serviço dessa construção. Precisamos resgatar o espírito da Constituição de 1988. O Congresso tem que se comprometer com o enfrentamento à desigualdade. Essa não será uma prioridade desse governo, tem que ser do Congresso”, afirmou.

Ainda não está definido se a candidatura de Freixo representará o campo de centro-esquerda do Congresso. A grande interrogação é o PT, que apoiou a eleição de Rodrigo Maia, em 2017, e vinha negociando novo apoio até o PSL aderir à candidatura.

PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB e Rede elegeram, juntos, 136 deputados, dos 513 parlamentares da Casa.

Para vencer a disputa com 50% mais 1 dos votos, Freixo precisaria de todos os votos dos partidos de centro-esquerda, além de negociar o apoio de mais 153 deputados

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *