CIDADANIA

Marina Silva declara apoio a Álvaro Dias, prefeito do PSDB que defende construção de prédios na orla de Natal

O prefeito de Natal e candidato à reeleição, Álvaro Dias (PSDB), recebeu apoio de Marina Silva (Rede ) para sua campanha nas eleições de 2020. No entanto, o candidato preferiu esconder o apoio da ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à presidência da República por três vezes, conhecida pela pauta ambiental. No vídeo de um minuto e 15 segundos, ela destaca a preocupação que os eleitores devem ter em eleger prefeitos que associem a proteção do meio ambiente à justiça social e que, por isso, decidiu apoiar Álvaro Dias.

O apoio da maior liderança da Rede no país revoltou filiados do partido no Rio Grande do Norte. O principal nome da sigla em Natal, Freitas Júnior, já havia declarado apoio ao candidato do PT, o senador Jean Paul Prates, e lamentou o que classificou como “mais um erro histórico de Marina”:

– A burocracia ficou com Álvaro, os filiados e candidatos estão com Jean. Marina já cometeu erros em outros momentos, como o apoio a Aécio e a defesa da independência do Banco Central, esse é mais um equívoco histórico, com o agravante de se alinhar ao conservadorismo antiambientalista”, afirmou.

Freitas já foi candidato ao Governo do Estado e prefeito de Natal. Em 2020, disputa pela primeira vez o posto de vereador pela Rede. Ainda na pré-campanha, ele abriu mão de tentar novamente a cadeira no Palácio Felipe Camarão e declarou voto no candidato petista:

– Continuo meu apoio a Jean, assim como nunca apoiei Aécio”, disse.

Freitas Jr.: “a burocracia ficou com Álvaro e os filiados e candidatos com Jean”

Revisão do Plano Diretor foi suspensa pela Justiça

Para quem não lembra, em meio à pandemia, o atual prefeito de Natal optou por dar continuidade à revisão do Plano Diretor de Natal, mesmo que de forma virtual. O Ministério Público entrou na justiça pedindo a suspensão das fases virtuais de discussões por não haver garantia da participação popular e por apontar falhas na eleição dos delegados responsáveis pela revisão do Plano Diretor. O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho não anulou o processo, mas suspendeu a divulgação do resultado da Conferência final, última etapa antes do projeto do Plano Diretor ser enviado para votação na Câmara Municipal de Natal. Além disso, o juiz também determinou multa diária no valor de R$ 50 mil para o prefeito Álvaro Dias e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, caso o processo de revisão fosse continuado.

Álvaro Dias comemorou demolição do antigo Hotel Reis Magos (foto: cedida)

Um dos projetos defendidos por Álvaro Dias é um novo ordenamento no Plano Diretor de Natal que permita a construção de edifícios como forma de embelezamento da orla. Projeto criticado por ambientalistas por alterar a paisagem natural e criar sombras na faixa de areia, o que torna a praia fria por causa da falta da incidência dos raios solares, problema que já seria conhecido de outras cidades que optaram por essa alternativa.

Apesar de publicamente se apresentar como progressista, Álvaro Dias também acena para o bolsonarismo ao defender políticas públicas na área da saúde semelhantes às que foram apresentadas pelo Governo Federal, como no caso do uso de medicação sem comprovação científica para combate à covid-19. Além disso, o apoio de Marina Silva à sua campanha poderia levar à migração de potenciais eleitores para candidatos como o Delegado Leocádio e o Coronel Hélio, que defendem a bandeira bolsonarista explicitamente.

Apoios polêmicos

Nas eleições de 2014, Marina Silva apoiou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). Anos depois, em 2018, ela afirmou que não teria apoiado o candidato se soubesse que ele estava envolvido nos esquemas de corrupção divulgados pela Operação Lava Jato.

Confira o vídeo:

Artigo anteriorPróximo artigo

1 Comment

  1. Foi doloroso ouvir e ver Marina declarar apoio a Álvaro Dias. Pode ter sido enganada pelo vereador de Mossoró, que foi um secretário relâmpago da SEL Natal ou simplesmente se deixou enganar quando não consultou e levou em consideração a opinião de Freitas e outras lideranças da Rede em Natal. Rasguei minha histórica “carteirinha” de grande simpatizante da Rede Sustentabilidade e da ex boa referência professora Marina Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *