TRANSPARÊNCIA

Mesmo após reabertura do comércio, RN atinge 2º maior isolamento do país e reduz ocupação de leitos de UTI

O Rio Grande do Norte atingiu 43,86% de isolamento social na segunda-feira (7), de acordo com os dados fornecidos pela Inloco, empresa que vem monitorando os índices de isolamento por estados no país. O percentual deixou o RN na 2ª posição do ranking nacional, ficando abaixo somente do Ceará, que registrou uma diferença de 0,74%.

As chuvas podem ser uma das causas percentual acima da média brasileira. No entanto, mesmo após a autorização para a abertura do comércio em 1º de julho o Estado potiguar vem mantendo os índices de isolamento próximos a 40%.

Em meio à manutenção dos índices de isolamento, o Estado também registra uma queda na taxa geral de ocupação de leitos críticos, atualmente em 83,6%, também após a liberação dos comércios. Há uma semana, o percentual de ocupação das UTIs estava acima de 90% Ainda assim, as regiões Metropolitana de Natal e Oeste seguem com taxas mais altas, acima de 90% nas UTIs.

A redução do número de pacientes nas UTIs tem relação direta com a abertura de novos leitos. Em quase quatro meses, o Rio Grande do Norte já instalou 444 leitos, entre críticos (UTI e semi-intensivo) e de estabilização. Só de UTI foram abertos 243 leitos em todas as regiões do Estado, sendo 139 na região Metropolitana de Natal.

Há ainda a expectativa da instalação de mais 28 leitos de UTI nos próximos dias nos seguintes municípios: Macaíba (10), Natal (2), Mossoró (6), Parnamirim (5) e João Câmara (5).

RN registra segunda posição de isolamento no ranking da Inloco

Números da pandemia

O estado do RN possui, atualmente, 34.984 casos confirmados, 47.654 suspeitos e registra 1.248 óbitos. Além da investigação de 173 casos de óbitos e 2.904 pessoas recuperadas. Os dados fornecidos são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do estado.

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *