Morre Marcelo Yuka, músico ativista e fundador d’O Rappa
Natal, RN 16 de abr 2024

Morre Marcelo Yuka, músico ativista e fundador d'O Rappa

19 de janeiro de 2019
Morre Marcelo Yuka, músico ativista e fundador d'O Rappa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O músico carioca Marcelo Yuka, fundador do grupo O’Rappa, morreu ao 53 anos de idade nesta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, em decorrência de um quadro grave de infecção generalizada. Ele sofreu um AVC dia 2 de janeiro e, desde então, permaneceu internado no hospital.

Principal letrista dos três primeiros discos d’O Rappa, tornou-se conhecido e reconhecido por imprimir um visão política progressista e humana nas canções que viraram hit na voz de Marcelo Falcão. Yuka assina a letra de músicas como “Minha Alma”, “O que sobrou pro céu”, “Lado B, Lado A”, “Feira”, Tribunal de Rua”, entre outras.

Ele foi peça-chave para a explosão d’O Rappa na segunda metade dos anos 1990.

Pouco antes de deixar a banda, por divergências sobre os rumos do grupo com o demais componentes d’O Rappa, Marcelo Yuka foi vítima de uma tragédia que abalaria sua vida para sempre. Ao tentar evitar um assalto no bairro da Tijuca, foi alvejado com mais de 10 tiros. Um dos disparos acertou a vértebra do músico e o deixou preso a uma cadeira de rodas até o final dos seus dias.

Fora do Rappa, Marcelo Yuka reuniu um grupo de músicos na banda F.U.R.T.O onde voltou a falar de política e direitos humanos nas letras das canções, mas sem a mesma repercussão da antiga banda.

Ativista na música, levou para a rua suas inquietações políticas ao mesmo tempo em que lutava contra a depressão. Em 2012 e já filiado ao PSOL, Yuka aceitou convite do então deputado estadual Marcelo Freixo e concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo próprio Freixo.

Marcelo Yuka deixa um legado, reconhecido por fãs, admiradores e artistas que acompanharam a trajetória dele.

Saiba Mais: A triste despedida de Marcelo Yuka da realidade brasileira

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.