Mostra Munganga celebra o circo e planta semente no tablado virtual de um respeitável sonho
Natal, RN 19 de abr 2024

Mostra Munganga celebra o circo e planta semente no tablado virtual de um respeitável sonho

27 de março de 2021
Mostra Munganga celebra o circo e planta semente no tablado virtual de um respeitável sonho

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A tradição e as linguagens contemporâneas do circo se encontram neste sábado (27) na estreia da Mostra Munganga, projeto idealizado pelo Tropa Trupe com co-produção da Cia Bordô, Dale! Produções Culturais e Remar Produções.

A mostra começa a partir das 19h e foi gravada em fevereiro. O material ficará disponível online no canal do Youtube Munganga de Circo.

O projeto tem direção geral de Carol Carvalho, Renata Marques e Márcio Sá e visa apresentar produções que dialogam com as artes do circo, valorizando artistas e produtores de artes integradas e estimulando a fruição de trabalhos, nas linguagens circo, música e audiovisual. Além de assegurar ao público, artistas e técnicos, condições de bem-estar e segurança diante do momento crítico de pandemia que vivemos.

Com o palhaço Piruá de mestre de cerimônia, a Munganga contará com apresentações solo e em dupla de números de acrobacia aérea em lira (Weller Alves e Andressa Oliveira) e em percha (Margoth Lima), malabarismo (Pedro Levi), mágica (Rian Razane), além de um pockt show da banda Ecleticlown, formada só por palhaços.

O grand finale ainda contará com a exibição de um episódio do documentário “Palhaços no mundo”. O trecho contará com a arte de Gena Leão, intérprete da palhaça Ferrugem, uma das estrelas do aclamado circo Grock.

Palhaço Piruá, do Tropa Trupe, será o mestre de cerimônias da mostra Munganga de Circo / foto: Diogo Maozinha

Produtora e uma das idealizadoras do Munganga de Circo, Carol Carvalho ressalta que a mostra de hoje é uma “sementinha” de algo maior, que nasce agora e tem tudo para crescer:

- O projeto é de um festival, mas como estamos fazendo pela Lei Aldir Blanc e a grana é restrita, começamos por uma mostra. Mas pensamos em algo maior, preenchendo outras esferas, como fóruns de debate, inclusão de outras vertentes, como um festival. Esse é o pontapé inicial, uma sementinha que estamos jogando agora na terra para crescer. E nasce hoje, no Dia do Circo, para poder revigorar essa arte”, destaca.

Patrimônio histórico e cultural, o circo é celebrado em 27 de março em homenagem ao palhaço Piolim, ícone brasileiro que ficou conhecido mundialmente e recebeu homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.

- Escolhemos para essa mostra artistas circenses que unem tradição e também o circo contemporâneo. O circo há muito tempo deixou de ser apenas uma arte passada de família para família, existe também muito forte o circo contemporâneo. A Munganga é o circo como protagonista em várias linguagens”, disse.

Para acompanhar a Mostra Munganga de Circo, se inscreva e acompanhe o canal https://linktr.ee/mungangadecirco

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.