OPINIÃO

Mulher negra !

Carolina Maria de Jesus é escritora

Mulher negra andando só é um ato político. Uma ou mais mulheres negras andando juntas é revolução! Nós, mulheres negras, precisamos sempre ser 2, 3 ou até 4 vezes melhores que as demais. Diariamente temos que mostrar que somos mais que corpos hipersexualizados, que não nascemos para segurar o “mundo” em nossas costas, para mostrar o quanto somos inteligentes, o quanto nossa beleza é sensacional.

Nossos passos vêm de longe. Nossa força e ancestralidade gritam a cada dia. Nosso caminhar fica cada dia mais forte, nossas vozes, apesar de tentarem nos silenciar, ecoam cada vez mais alta. Nossa força é resistência! Usamos nossa força para lutar, para ensinar os nossos e nossas crianças, para partilhar vivências e seguir firmes nas batalhas.

É doloroso olhar para trás e ver tudo que já passamos até aqui, mas conforta saber todas as sementes que plantamos nesses caminhos e os frutos que vêm sendo colhidos. A cada passo um aprendizado, um reencontro com nossas ancestrais, a cada riso é uma partilha, a cada lágrima um desejo de um mundo melhor.

Hoje, consigo olhar no espelho e enxergar nossa força, nossas Dandara, nossas Lelias, nossas Carolinas, nossas Luizas, nossas Aqualtunes, nossas Terezas, nossas Antonietas, nossas Marieles e tantas outras que já se foram, mas deixaram suas lutas e seus legados a serem seguidos. Todas, mulheres de força e coragem, que mesmo com diversas barreiras, seguiram firme na caminhada.

Que toda essa forma nos mantenha sempre fortes, unidas por essa gigantesca irmandade e dispostas a quebrar essas barreiras todas que ainda nos seguem. Que nossas crianças possam se espelhar e multiplicar isso tudo.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *