DEMOCRACIA

Mulheres no comando: Divaneide e Isolda vão dirigir o PT em Natal e Mossoró

Anúncios

A militância do PT elegeu a vereadora Divaneide Basílio para dirigir a sigla na capital e reconduziu a deputada estadual Isolda Dantas à presidência do partido em Mossoró. A eleição municipal ocorreu neste domingo em oito municípios do Rio Grande do Norte.

Divaneide obteve 534 votos contra 148 do professor Gilderlei Soares. O mandato é válido por um período de 2020 a 2023.

Divaneide vai dirigir o PT municipal pela primeira vez. Formada em Ciências Sociais, ela exerce atualmente o primeiro mandato de vereadora em Natal.

“É uma vitória coletiva, até porque nossa campanha é coletiva, nossa campanha foi construída nas comunidades, muitos debates em todas as regiões. Todos os zonais saíram muito fortalecidos. Faremos juntos uma grande corrente para presidir o diretório municipal de Nata para fortalecer o PT nas bases até porque das bases nunca saímos e é por essa base que lutamos cotidianamente. Mais que isso, a nova presidência nos dá o desafio de pensar uma cidade mais sustentável, intervenção do PT com o compromisso com essa cidade e também com a resistência e com a libertação do nosso presidente Lula”, disse após a vitória.

Anúncios

A presidência do PT municipal é ocupada hoje por Raoni Fernandes, chefe de gabinete do mandato de Divaneide.

Em Mossoró, a deputada estadual Isolda Dantas foi reeleita com 327 votos e segue no comando do PT na capital do Oeste.

“O que nós queremos é um PT cada vez mais forte e com capacidade de fazer um debate amplo na sociedade para emplacar mudanças reais em Mossoró. Para isto faremos uma gestão com muita unidade”, disse após a vitória nas urnas.

Eleição direta

O Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores é dividido em três etapas: primeiro haverá a escolha dos presidentes municipais, zonais (em Natal) e votação nas chapas estaduais e nacionais. Em um segundo momento será realizado o Congresso Estadual para a escolha do presidente estadual e suas respectivas direções. Por último, acontece o Congresso Nacional que vai eleger o presidente e a direção nacional do partido. No Rio Grande do Norte, 76 municípios poderão realizar votação para uma das duas chapas de delegados para o Congresso Estadual.

Além da eleição municipal em Natal, a base também definiu neste domingo os presidentes de cada Zona da cidade. Foram eleitos Jefferson Andrade (zona Norte), José Carlos (zona Oeste), Adler Barros (zona Leste) e João Hélio (Zona Sul).

Os filiados e filiadas do PT votaram nas chapas municipais, estaduais e nacionais.

Em relação à eleição estadual e nacional, a base votou nos delegados que definirão as direções nos respectivos Congressos de cada esfera.

No Rio Grande do Norte, dois professores concorrem ao pleito: Júnior Souto, professor da rede estadual que tenta a reeleição, e Daniel Valença, professor da UFERSA.

Já a presidência nacional do PT tem 9 chapas concorrendo, entre elas a da atual presidenta Gleisi Hoffman, que tentará a reeleição.

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *