Municípios do RN vão receber 33.435 doses da segunda remessa das vacinas de Oxford/ Astrazeneca e da Coronavac
Natal, RN 23 de abr 2024

Municípios do RN vão receber 33.435 doses da segunda remessa das vacinas de Oxford/ Astrazeneca e da Coronavac

26 de janeiro de 2021
Municípios do RN vão receber 33.435 doses da segunda remessa das vacinas de Oxford/ Astrazeneca e da Coronavac

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os municípios do Rio Grande do Norte vão receber um total de 33.435 doses do segundo carregamento de vacinas que chegou ao Estado nos últimos dias. As doses da vacina de Oxford/ Astrazeneca desembarcaram em Natal desde domingo (24) e da Coronavac, no final da manhã desta segunda (25). A distribuição das doses foi definida em reunião conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e as secretarias municipais de saúde.

As 33.435 doses recebidas pelos municípios serão direcionadas aos profissionais de saúde, priorizando vacinadores, os profissionais que atuam em instituições de longa permanência para idosos e trabalhadores envolvidos diretamente na assistência a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19.

Por causa das vacinas de diferentes fabricantes, a recomendação é que os vacinadores fiquem atentos ao registro de aplicação para que a segunda dose a ser recebida pelo paciente seja do mesmo fabricante da primeira dose. E por causa da quantidade insuficiente de vacinas para cobrir a vacinação dos profissionais de saúde, por enquanto, não serão vacinados os idosos acima dos 75 anos.

Como a fase 1 será fracionada, a recomendação da Sesap é que os municípios sigam os seguintes critérios:

  1. Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as doses já distribuídas;
  2. Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos;
  3. Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, na seguinte ordem:
  • Trabalhadores dos hospitais de referência;
  • Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência;
  • Trabalhadores dos denominados serviços de CENTRO DE ATENDIMENTO COVID-19;
  • Trabalhadores da atenção primária;

Oxford/ Astrazeneca

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão encaminhadas a 49 municípios que possuem hospitais de referência e unidades de pronto-atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de covid-19. Também vão receber a vacina hospitais gerais que tenham vacinado menos da metade do quantitativo estimado de trabalhadores da saúde na 1ª etapa do plano de imunização.

Para não ultrapassar a estimativa de trabalhadores em saúde por município, as doses serão partilhadas de forma proporcional. Com a retenção da reserva técnica de 5%, são 29.930 doses para a distribuição, sendo 5.380 direcionadas aos hospitais de referência no combate à Covid-19.

A Sesap recomenda intervalo de 12 semanas entre a 1ª e a 2ª dose da vacina de Oxford/ Astrazeneca.

Coronavac

As demais 118 cidades restantes vão receber um total de 8.885 doses da CoronaVac. A quantidade envolve o carregamento recebido esta semana e 1.960 doses estimadas como reserva técnica ainda da 1ª remessa.

A Sesap definiu que haja um intervalo de 28 dias na aplicação entra a 1ª e 2ª dose da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

RN chega a 3,2 mil mortes por covid-19

O Rio Grande do Norte atingiu até segunda-feira (25) um total de 136.141 casos e 3.240 óbitos confirmados por covid-19. Há, ainda, 74.937 casos suspeitos e 559 mortes em investigação. O estado também tem 65.810 casos de Síndrome Gripal Não Especificada, que são casos inconclusos para os quais não foi possível fechar diagnóstico laboratorial.

Até a manhã de hoje (26), três hospitais estavam com 100% de ocupação dos leitos para pacientes com covid-19: o Hospital Regional Dr Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros; o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi; e o Hospital Rio Grande, em Natal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.