CULTURA, Sem categoria

Museu Câmara Cascudo promove eventos online sobre conservação da natureza

A Barca dos Céus aporta essa semana no Museu Câmara Cascudo (MCC). Nos dias 23 e 24, o planetário da UFRN e o MCC realizam duas atividades para chamar a atenção do público sobre a Conservação da Natureza, além de receber uma convidada muito especial: Maurizélia de Brito Silva, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma conversa que busca as conexões entre o céu e o mar no nosso planeta.

Na sexta-feira, 23, às 18h, acontece a live “Conversas sobre o céu e o mar”, com o tema “A conservação da natureza e a importância do Atol das Rocas”. Além de Maurizélia, participam como mediadores a professora Auta Stella Germano, do Departamento de Física da UFRN, e Daniel Costa, biólogo e membro do Projeto Barca dos Céus. A transmissão será realizada de forma simultânea no canal do Youtube do MCC (youtube.com/mccufrn), além das páginas do Facebook do MCC (facebook.com/mccufrn) e do projeto Barca dos Céus (facebook.com/barcadosceus).

Maurizélia chefia a Reserva Biológica do Atol das Rocas desde 1995 e já coordenou mais de 500 expedições científicas à unidade de conservação. O trabalho de Zelinha, como também é conhecida, foi reconhecido em 2011 no prêmio “Trip Transformadores”, além de ter sido homenageada com seu nome em três novas espécies descobertas no atol. Durante sua gestão, o Atol das Rocas foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural (UNESCO), além de ter entrado na Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional (lista de Ramsar).

Já no sábado, 24, das 10h às 12h, a sessão virtual “Um ensaio sobre relações entre céu e mar”, elaborada e mediada pela equipe do Planetário da UFRN – Barca dos Céus, aborda a importância do oceano para nosso dia a dia e para o planeta, além do uso do céu para as navegações e os fenômenos e comportamentos de seres marinhos que sofrem influência da lua e do sol. A atividade tem vagas limitadas e será realizada pela plataforma Google Meet, com inscrições prévias.

As atividades fazem parte das celebrações do Dia Mundial da Conservação da Natureza, em 28 de julho, um dia para valorizarmos e celebrarmos a existência de espaços e ações que visam cuidar de forma mais controlada de áreas do nosso planeta, de seus ecossistemas e espécies, de modo a garantir a saúde ambiental desses locais e de nossa nave-mãe Terra.

O planetário digital móvel Barca dos Céus é um projeto do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física e de Astronomia do Departamento de Física da UFRN e tem entre os seus objetivos estimular o contato com o céu, resgatar conhecimentos tradicionais sobre os céus, além de trabalhar a astronomia para promover a consciência ambiental.

Para não esquecer

1 – Conversas sobre o céu e o mar (A conservação da natureza e a importância do Atol das Rocas)

Sexta, 23, 18h
Inscrições para certificados: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818584
A participação é aberta nas redes sociais
youtube.com/mccufrn
facebook.com/mccufrn
facebook.com/barcadosceus

2 – Sessão virtual “Um ensaio sobre relações entre céu e mar”

Sábado, 24, 10h
Inscrições abertas: https://forms.gle/mVd8NVYqQ28RmZaX9
Google Meet – o link será disponibilizado apenas para os inscritos previamente

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *