CIDADANIA

Mutirão de limpeza do rio Pirangi celebra Dia Mundial de Proteção ao Mangue

Anúncios

Ativistas ambientais realizam nesta sexta-feira (2), de 9h às 12h, um mutirão de limpeza no manguezal do rio Pirangi, em Natal. O evento é uma alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Mangues, celebrado em 26 de julho, e está sendo organizado pela Ong Oceânica em parceria com a RedeMangueMar e a Marina Litoral Sul.

A ação vai integrar os projetos Ponta de Pirangi, Mar Limpo e Observando os Rios que a Oceânica realiza. O projeto Ponta de Pirangi é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. O projeto Mar Limpo é apoiado pelo Instituto MRV e o Projeto Observando os Rios é apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Além do mutirão, será também realizado o teste do aplicativo Mar Limpo (em desenvolvimento), para auxiliar no registro e destinação dos resíduos sólidos ao longo do litoral. Ao final da manhã os ativistas monitoram as águas do rio Pirangi, uma ação do projeto Observando os Rios, realizado mensalmente. A análise dos resultados compõe o relatório o “Retrato da Qualidade da Água no Brasil” para os estados no Bioma da Mata Atlântica, nacionalmente divulgado dia 23 de março, Dia Mundial da Água.

A coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi Lígia Rocha acredita que reconhecer que os manguezais integram mar e terra, gente e biodiversidade é um passo fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta.

Anúncios

“O manguezal é berçário para inúmeras espécies que formam a vida marinha. É a base da sustentação econômica de inúmeras famílias de pescadores e pescadoras que trazem o pescado para a nossa mesa. Os manguezais protegem ainda a costa da erosão dos mares. Para conservá-los precisamos entender seus ciclos, proteger sua estrutura e integrar as ações. Integrar projetos, pessoas e instituições, fomentar ações de conservação e criar estratégias de ordenamento do uso em áreas de abrangência dos manguezais fazem parte da nossa proposta em prol de um litoral sustentável” disse.

Saiba mais sobre o mangue

O mangue é um ecossistema de fundamental importância para as populações litorâneas. Trata-se de refúgio natural para reprodução da biodiversidade, local de alimentação e proteção de muitas espécies, garante a alimentação e geração renda para as populações litorâneas com a produção de mariscos e peixes e protege a linha de costa da erosão costeira. Os manguezais permitem ainda o desenvolvimento de um modo de vida e trabalho particular às comunidades da pesca artesanal.

A importância socioambiental do manguezal o enquadra na lei ambiental como áreas de preservação permanente, o que não vem evitando as ameaças constantes à sua integridade com as ocupações por grandes empreendimentos econômicos e avanço da urbanização das cidades. O lixo vem sendo uma das ameaças diárias que compromete o equilíbrio ecológico dos manguezais, visto que 40% do lixo nacional é mal descartado e chegando parte deles aos nossos rios, manguezais e mar.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *