Natal adia retorno às aulas e Estado do RN mantém volta de ensino para 1º de fevereiro
Natal, RN 29 de mar 2024

Natal adia retorno às aulas e Estado do RN mantém volta de ensino para 1º de fevereiro

29 de janeiro de 2021
Natal adia retorno às aulas e Estado do RN mantém volta de ensino para 1º de fevereiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Natal, que estava marcado para 2 de fevereiro, foi adiado. Agora, a volta às aulas vai acontecer no dia 18 de fevereiro, mas em formato não presencial. A mudança ocorreu depois de orientação do Comitê Científico do Município, que recomendou o adiamento por 15 ou 20 dias por causa do período de férias, circulação de turistas na cidade e pelo fato da capital potiguar ter recebido pacientes com covid-19 vindos de outros estados, com outro tipo de cepa da doença.

Já os professores da rede municipal voltam ao trabalho normalmente no dia 3 de fevereiro. Outra mudança, é que as aulas que seriam iniciadas somente para os anos finais do ensino fundamental e para educação de jovens e adultos passa, a partir desse retorno em 18 de fevereiro, a valer para todas as etapas de ensino, com a exceção das creches.

Por enquanto, o conteúdo ministrado nas aulas será referente à reposição das aulas de 2020. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é que a grade curricular de 2021 comece a ser ministrada entre os meses de junho e julho. De acordo com a secretária municipal de Educação de Natal, Cristina Diniz, serão oferecidas aulas virtuais, mas, as escolas também vão manter suas estruturas físicas funcionando para os estudantes que não têm condições de acompanhar o conteúdo pela internet.

O aluno que não tem condições de acompanhar as aulas virtuais poderá ir até à escola, ou solicitar a um responsável que o faça, para pegar o conteúdo que ele deve ler. Ele terá explicações do professor, vai levar pra casa esse material com atividades e jogos para trabalhar durante um período. Depois disso, o estudante tem que voltar à escola para dar um retorno ao professor e à escola”, esclarece a Secretária de Educação de Natal.

O retorno às aulas presenciais, mantendo também as não presenciais, está marcado para 18 de março. Para esse retorno à convivência nas estruturas físicas das escolas, a direção da Secretaria de Educação garante que foram feitas várias adaptações para garantir a segurança e dificultar a disseminação da covid-19.

“Foram adquiridos 451 lavatórios móveis, além de totens de álcool gel. Também serão distribuídos kits com máscara, toalha, face shield, sabonete líquido, álcool em gel e garrafinhas para evitar que os alunos utilizem os bebedouros”, detalha a Secretária Cristina Diniz.

Os professores que apresentam algum tipo de comorbidade, devem apresentar um laudo médico. Será preciso passar por uma junta médica, que deve ser instalada na Secretaria Municipal de Educação que validará, ou não, o documento de acordo com as comorbidades previstas para a covid-19.

As aulas na rede pública de ensino estão suspensas desde março por causa da pandemia da covid-19. Até o momento, Natal recebeu um total de 41 pacientes vindos do Amazonas, que enfrenta uma grave crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, inclusive, com falta de oxigênio para os pacientes.

Itens adquiridos para retorno às aulas:

Lavatório de Higienizacão adulto (451 unidades);

Lavatório de Higienização Infantil (184 unidades) ;

Totem álcool gel adulto (451 unidades);

Totem álcool gel infantil (100 unidades);

56.484 kits de higiene: Necessaire, squeeze 300 ml, máscara lavável, toalha de rosto, gel higienizador para mãos, sabonete líquido e protetor infantil (face shield).

Vacinação de professores

Um dos pleitos do Sinte/ RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte) é que os professores sejam imunizados antes do retorno às aulas. No entanto, a secretária Cristina Diniz, explicou em entrevista a uma emissora de televisão local que o município não tem como alterar o calendário de vacinação.

“O Plano Nacional de Imunização é feito pelo governo federal e a Prefeitura de Natal não tem como mudar esse planejamento. O que está sendo feito é a aquisição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) com máscara, álcool gel e kits que serão distribuídos para alunos e professores com garrafinhas de água, toalhas e sabonete líquido. O município também adquiriu totens de álcool em gel e lavatórios móveis”, reforçou Cristina Diniz.

Estado mantém retorno para 1º de fevereiro

Até esta sexta (29) está mantido o retorno das aulas na rede estadual de ensino para 1º de fevereiro. A retomada deve ocorrer com parte dos estudantes em aulas presenciais e outra parte no formato remoto. O Sinte/ RN anunciou que caso haja obrigatoriedade de retorno às aulas presenciais, a categoria não descartava a possibilidade de greve.

Totens e lavatórios móveis adquiridos pela Prefeitura de Natal para retorno às aulas presenciais I Imagens: cedidas

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.