TRANSPARÊNCIA

Natal começa a vacinar pessoas sem comorbidades com 59 anos nesta quinta-feira (10)

Depois de muita pressão, a Prefeitura de Natal vai começar nesta quinta-feira (10) a vacinação contra a covid-19 de pessoas não idosas sem comorbidades, iniciando por quem tem 59 anos de idade.

O avanço nos grupos por faixa etária é resultado do acordo firmado na manhã desta quarta (9), durante a reunião do Comitê Intergestores Bipartite (CIB), formado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), a Prefeitura de Natal e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).

A partir de agora, 50% das doses recebidas pelos municípios para vacinação contra covid-19 poderão ser reservadas para avanço na faixa etária de imunização. Os outros 50% serão utilizados para garantir a vacinação dos grupos prioritários, após a retirada da cota destinada aos trabalhadores da Educação.

De acordo com a gestão municipal, a maior quantidade de infectados na capital potiguar possui entre 20 e 59 anos – o que demonstra resultados no público de idosos já vacinados.

Sendo a capital mais atrasada do Nordeste na vacinação, o prefeito Álvaro Dias chegou a culpar os ministérios públicos e a Defesoria Pública. Os órgãos esclareceram que nenhuma ação judicial proposta impedia o avanço da imunização contra covid-19 por idade na cidade. “A demora na ampliação da campanha na capital potiguar se deve à escassez de doses, a necessidade de atendimento às prioridades e falhas estruturais e de comunicação do município de Natal.”, rebateram.

Como se vacinar

Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacinação. A vacinação acontece nos seis drives e nas 35 salas de vacinas de Natal. As informações podem ser visualizadas no vacina.natal.rn.gov.br.

Nesta sexta e sábado, a SMS Natal também vai vacinar motoristas de transportes de passageiros com capacidade de mais de 30 pessoas e trabalhadores dos serviços industriais de utilidade pública, exclusivamente no Sesi.

Na segunda-feira é a vez da vacinação dos transportes alternativos. A Secretaria prometeu fazer contato com as empresas para realizar a vacinação desses grupos.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *