CIDADANIA

Natal inicia vacinação de pessoas com 62 anos e tem novo calendário de vacinação para segunda dose de CoronaVac

Com a chegada de mais uma remessa de vacinas para covid-19 ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (23), Natal inicia novo calendário de vacinação neste final de semana, contemplando idosos com 62 anos.

Para a aplicação da segunda dose da CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar cinco mil doses, sendo 2.110 das doses recém-chegadas e 2.890 da reserva técnica do Governo do RN, que terá parcela distribuída para os 167 municípios, de forma equitativa.

Serão vacinadas apenas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 27 de março, ou seja, pessoas que completaram os 28 dias ou que já passaram do prazo para receber dose 2 do imunizante.

O cronograma é parte do pacto firmado na quinta-feira (22) com o Governo e o ministério Público. Por duas vezes a capital potiguar suspendeu a aplicação das segundas doses de CoronaVac por falta do imunizante. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou houve diálogo para encontrar soluções a respeito da falta de doses para vacinação contra a covid-19 em Natal, “ocasionada por falhas na gestão municipal”.

Enquanto o Estado destinou doses da reserva técnica para suprir a necessidade, o Município se comprometeu em acelerar a inserção dos dados na plataforma RN+Vacina, a fim de que se tenha o quadro mais fidedigno possível a respeito da vacinação na capital.

Nova faixa etária

Neste final de semana também será iniciada uma nova faixa etária de vacinação para pessoas a partir de 62 anos e na segunda-feira (26), as pessoas a partir de 61 anos também já poderão se vacinar, em drive thru ou nas 35 salas de vacinação disponíveis em Natal.

Os drives do Via Direta e Ginásio Nélio Dias com acesso pelo portão 3 ficam exclusivos para segunda dose da Coronavac. Os locais contam com salas para pedestres.

Os outros cinco pontos de vacinação que funcionam no final de semana, Arena das Dunas, UnP (unidade da avenida Roberto Freire), SESI, OAB e Nélio Dias recebem os idosos de 62 anos, também com a vacina AstraZeneca/Oxford. No domingo o drive do Sesi não funciona.

Para se vacinar é necessário apresentar comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacinação.

Influenza

Neste final de semana o drive do Palácio dos Esportes funcionará apenas para vacinação contra a gripe/influenza. O público alvo dessa primeira fase (2/04 a 10/05) são crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *