Natália aciona Justiça contra decisão de Bolsonaro que prejudica produção de sal no RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Natália aciona Justiça contra decisão de Bolsonaro que prejudica produção de sal no RN

26 de julho de 2019
Natália aciona Justiça contra decisão de Bolsonaro que prejudica produção de sal no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) entrou com uma ação na Justiça para revogar os efeitos da portaria nº 485/2019 da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, que prejudica diretamente a produção de sal no RN – o maior produtor do Brasil.

Segundo o Sindicato das Indústrias da Extração de Sal (SIESAL), o estado potiguar concentra 95% da indústria salineira do país, gerando emprego e renda para a população.

A portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro permite que o sal chileno seja importado com valores mais baratos que o brasileiro.

Em despacho na quinta-feira (25), a juíza Gisele Maria Araújo Leite, da 4ª Vara Federal, deu o prazo de cinco dias para a União se manifestar sobre o assunto. Se o resultado for favorável à ação da parlamentar, o Rio Grande do Norte será o maior beneficiado.

“Nossa ação foi para suspender liminarmente os efeitos da portaria que prorrogou a suspensão da chamada medida antidumping, iniciada em 2011. A indústria de sal potiguar gera mais de 20 mil empregos diretos e 50 mil indiretos, assim muitas famílias dependem da venda do produto. Com a ação buscamos favorecer os produtores de sal e consequentemente a economia do RN”, declarou Natália.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.