Natália Bonavides pede anulação do decreto de Bolsonaro que visa retirar estudantes com deficiência do ensino regular
Natal, RN 26 de abr 2024

Natália Bonavides pede anulação do decreto de Bolsonaro que visa retirar estudantes com deficiência do ensino regular

10 de outubro de 2020
Natália Bonavides pede anulação do decreto de Bolsonaro que visa retirar estudantes com deficiência do ensino regular

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) protocolou na Câmara Federal um Projeto de Decreto Legislativo (PDL nº 445 de 2020) para anular o decreto do Governo Federal com mudanças na educação de pessoas com deficiência.

A medida que altera a Política Nacional de Educação Especial foi publicada no dia 30 de setembro e vem sendo criticado pela comunidade educacional. A criação de salas de aula específicas para alunos com deficiência, e até mesmo escolas totalmente dedicadas a esse público, estão entre os pontos mais controversos. De acordo com a deputada, a intenção do governo Bolsonaro é segregar estudantes com deficiência, retirando-os do ensino regular.

Para Bonavides, “essa é mais uma medida do governo que caminha na contramão da história, violando normas e desprezando as lutas históricas que permitiram os avanços nas políticas de inclusão e na garantia de direitos das pessoas com deficiência nos últimos 30 anos".

A medida do Governo Federal contraria o disposto na Constituição Federal (art. 208), no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2005), e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que instituem o direito das pessoas com deficiência de receberem educação no ensino regular e o dever do Estado em efetivá-lo.

“A escola pública deve continuar exercendo seu papel na superação da exclusão e na promoção da diversidade. O decreto da presidência se contrapõe a essa perspectiva e precisa ser anulado. E o nosso mandato está junto dessa luta, pela anulação e contra os retrocessos!”, destacou a parlamentar.

Outros deputados federais também apresentaram projetos de decreto legislativo para derrubar a medida. Um deles foi proposto por bancada que integra a Comissão Externa de Acompanhamento do MEC.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.