No RN, 124 mil mulheres e 44 mil homens já sofreram violência sexual alguma vez na vida, indica IBGE
Natal, RN 25 de abr 2024

No RN, 124 mil mulheres e 44 mil homens já sofreram violência sexual alguma vez na vida, indica IBGE

12 de maio de 2021
No RN, 124 mil mulheres e 44 mil homens já sofreram violência sexual alguma vez na vida, indica IBGE

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, No Rio Grande do Norte, 169 mil pessoas com 18 anos ou mais já sofreram agressão sexual alguma vez na vida. O número equivale a 6,4% da população potiguar nesse grupo de idade. Desses, 124 mil são mulheres e 44 mil são homens. Os dados foram divulgados no último dia 7 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total de vítimas agredidas sexualmente no estado, de acordo com a PNS, 62 mil tem entre 30 e 39 anos e 57 mil estão na faixa de 40 a 59 anos. Jovens entre 18 e 29 anos representam o terceiro maior quantitativo, com 27 mil pessoas e outras 22 mil têm mais de 60 anos.

No Nordeste, a quantidade estimada de mulheres que sofreram violência sexual sobe para 1,8 milhão, número três vezes maior que o de homens violentados, que é de 612 mil, de acordo com a pesquisa.

Em todo o Brasil, pelo menos 7,4 milhões de mulheres foram alvo de violência. Número quatro vezes maior que o de homens, estipulado em 1,8 milhão.

Tocar, manipular, beijar ou expor imagens íntimas de uma pessoa contra a vontade dela, além de forçar alguém a praticar qualquer ato sexual contra a própria vontade são os tipos de violência considerados para a PNS.

A pesquisa também trouxe dados sobre violências físicas e psicológicas contra adultos do RN. Assim, de acordo com a PNS, 478 mil pessoas com 18 anos ou mais de idade sofreram algum desses tipos de violência no período de 12 meses que antecedeu a pesquisa. O número representa 18,3% da população potiguar nessa faixa de idade.

Dessas vítimas, pelo menos 15,2%, o equivalente a 73 mil pessoas, afirmaram ter deixado de realizar alguma atividade habitual em decorrência da violência sofrida nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Outros 101 mil potiguares, na mesma faixa etária, sofreram algum tipo de violência física no período de referência da pesquisa, o equivalente a 3,9% da população acima de 18 anos.

Cerca de 94,7% das 478 mil pessoas que sofreram algum tipo de violência no Rio Grande do
Norte, foram agredidas psicologicamente no período de referência. Isso indica que pelo menos 453 mil pessoas foram ofendidas, humilhadas, ridicularizadas na frente de outras, sofreram ameaças ou tiveram a própria imagem exposta em mídias sociais sem consentimento. Ainda se enquadram nessa modalidade ameaças verbais contra a vítima ou contra alguém próximo ou ter um pertence destruído por outra pessoa propositalmente.

Em todo o Brasil, a PNS 2019 estimou que cerca de 18,3% das pessoas com mais de 18 anos, aproximadamente 29,1 milhões, sofreram algum tipo de violência psicológica, física ou sexual nos 12 meses anteriores à entrevista. Além disso, cerca de 12% (3,5 milhões) dessas vítimas deixaram de realizar atividades habituais em decorrência da violência sofrida. Em 2019, o país tinha 159,1 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade. A amostra foi feita em 108 mil domicílios.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.