Nova estátua de Iemanjá será inaugurada em 2 de fevereiro
Natal, RN 20 de abr 2024

Nova estátua de Iemanjá será inaugurada em 2 de fevereiro

3 de dezembro de 2019
Nova estátua de Iemanjá será inaugurada em 2 de fevereiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A secretaria municipal de Cultura confirmou nesta terça-feira (3) que a nova estátua de Iemanjá será inaugurada em 2 de fevereiro, data em que é celebrado o dia do orixá, reconhecida como Rainha do Mar entre as religiões de matriz africanas. A nova estátua está sendo criada pelo escultor Emanuel Câmara, tem três metros e meio de altura, pesa quatro toneladas e será a maior escultura de Iemanjá do Rio Grande do Norte.

A data de entrega estava prevista para 8 de dezembro, mas em razão da necessidade de adaptação logística e transporte, a inauguração foi adiada. A estátua será fixada na praia do Meio, onde haverá uma base de um metro de altura e conta com detalhes que simulam as ondas do mar.

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá.

Para dia 2 de fevereiro estão previstos também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades.

Há uma grande mobilização em 19 cidades além de toda Grande Natal totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”, disse.

O secretário municipal de Cultura Dácio Galvão recebeu representantes de religiões de matriz africana (foto: Divulgação)

Intolerância religiosa

A antiga estátua de Iemanjá localizada na praia do Meio sofreu com a violência a que são vítimas as religiões de matriz africanas. Em agosto de 2018, a escultura teve suas mãos brutalmente quebradas. Outros atos de vandalismo também ocorreram no local. Na época, as entidades ligadas às religiões de matriz africanas se reuniram e cobraram da prefeitura de Natal a revitalização e proteção da estátua.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.