Novo ataque de Bolsonaro às instituições federais fere autonomia das universidades
Natal, RN 25 de abr 2024

Novo ataque de Bolsonaro às instituições federais fere autonomia das universidades

26 de dezembro de 2019
Novo ataque de Bolsonaro às instituições federais fere autonomia das universidades

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O mais novo ataque do governo Bolsonaro às instituições federais de ensino terá efeito direto na autonomia das universidades e institutos. A Medida Provisória 914 altera, sem nenhum diálogo, a forma de escolha de reitores, diretores de centros e unidades acadêmicas.

Entre as principais mudanças estão a formação da listra tríplice para o cargo de reitor para submissão ao residente da República por meio do Ministro de Estado da Educação; o reitor será escolhido e nomeado pelo Presidente da República entre os três candidatos com maior percentual de votação; os campi serão dirigidos por diretores-gerais, que serão escolhidos e nomeados pelo reitor;

O reitor escolherá o vice-reitor dentre os docentes que cumpram os requisitos previstos no art. 4º, que será nomeado pelo Presidente da República para mandato para período coincidente ao do titular; além de votação direta, preferencialmente eletrônica.

Em nota divulgada na quarta-feira (25), o presidente da Adurn-Sindicato Wellington Duarte destacou que a medida tem o claro propósito de atingir a democracia interna dessas instituições:

- Em um ano em que o Governo Bolsonaro mostrou-se dedicado em promover a mais completa destruição do sistema de educação nacional, tentando implantar um regime de mordaça nas instituições públicas, que têm como pressuposto a pluralidade e a democracia, o ADURN-Sindicato considera a Medida Provisória 914 mais um grave ataque a essas instituições e rechaça, sobretudo, o modo autoritário, com o qual o Governo tem pautado as suas ações.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.