Novo decreto de armas favorece milícias, diz MPF
Natal, RN 25 de abr 2024

Novo decreto de armas favorece milícias, diz MPF

25 de maio de 2019
Novo decreto de armas favorece milícias, diz MPF

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A procuradoria federal dos Direitos dos Cidadãos, órgão ligado ao Ministério Público Federal, divulgou nota técnica em que aponta a ilegalidade no novo decreto de armas editado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com o documento, o novo decreto “não só manteve a inconstitucionalidade e a ilegalidade do Decreto 9.785/2019, como em diversos aspectos agravou as ilegalidades que marcam a medida”, diz o órgão.

Apesar da revisão, o decreto manteve acesso à fuzis por proprietários de terra, por exemplo. Leia aqui

A nota técnica foi encaminhada ao Congresso Nacional, para embasar a análise dos deputados sobre a matéria, e também para a procuradora geral da República Raquel Dodge, que vai analisar e se posicionar sobre ações de inconstitucionalidades ajuizadas no Supremo Tribunal Federal.

A nova regulamentação mantém a autorização dada na versão original do Decreto 9.785/19 para que qualquer cidadão adquira e tenha em posse alguns tipos de fuzis semiautomáticos, espingardas e carabinas, destaca o MPF.

A compra de alguns desses armamentos, a depender da potência, continua permitida para qualquer cidadão, pois estão qualificadas como armas portáteis de uso permitido.

O documento lembra ainda que o decreto também deixou passar, novamente, a oportunidade para determinar que as munições sejam obrigatoriamente marcadas, para fortalecer os controles e a apuração de crimes cometidos.

“Em realidade, o regulamento cria as condições para a venda em larga escala e sem controle de munições e armas, o que certamente facilitará o acesso a elas por organizações criminosas e milícias e o aumento da violência no Brasil”, alerta o órgão do Ministério Público Federal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.